NOTÍCIA ANTERIOR
Diniz quer ''guardar'' Serra para o 2º turno
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estado esquece viúva do caso Barão de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/09/2008 | Cidade
''Ficha limpa'', Chiquinho ataca processos de Oswaldo Dias
No embalo da divulgação dos candidatos com ficha suja em cidades com mais de 200 mil habitantes, feita semana passada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), o prefeiturável de Mauá Francisco Carneiro (PSB), o Chiquinho do Zaíra, aumentou os ataques contra o rival Oswaldo Dias (PT). Ontem, em comício no Jardim Canadá, o socialista pediu aos eleitores que comparassem as listas de processos respondidos por ele e pelo petista.

Chiquinho usa como referência a relação disponível no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, na qual o ex-prefeito aparece como réu em 22 ações. Contra o socialista não aparece nenhum processo. "Faça um levantamento no passado dos candidatos, inclusive o meu. Puxem a minha ficha e a dele (Oswaldo)", afirmou.

A AMB divulgou os nomes dos candidatos que respondem a ações penais de improbidade administrativa e eleitoral. No levantamento da entidade, Oswaldo tem três processos e Chiquinho, nenhum.

Coube ao vice da chapa encabeçada pelo socialista, Paulo Bio (PMDB), levar ao palanque um panfleto com a lista de ações contra o petista. "Me entregaram a capivara (ficha criminal no jargão policial) dele. Parece um rolo de papel de tanto processo que ele tem. É só entrar no site www.tj.sp.gov.br e olhar os números dos processos e os milhões que foram desviados", discursou.

Bio ainda usou a situação financeira dos eleitores como exemplo para pedir voto para Chiquinho. "Se alguém de vocês deixar de pagar uma continha, por menor que seja, vai ficar com o nome sujo e não conseguirá crédito nas lojas. Então, não podemos dar crédito a ele (Oswaldo), que desviou milhões", afirmou.

O peemedebista, que assumiu a missão de concentrar as críticas contra os rivais - principalmente a Oswaldo -, voltou a chamar o petista de ultrapassado. "O nosso adversário esteve lá (na Prefeitura) oito anos e pensa com a cabeça em 1990 e 1996. Nós já estamos no século 21. Precisamos de gente nova, com energia e novas idéias."

Bio acusou Oswaldo de usar seus dois mandatos na Prefeitura (de 1997 a 2004) para "derrubar casa, perseguir trabalhador, tomar material de construção e aumentar os impostos". "Quando ele fala que está arrependido, eu não acredito. Não adianta se arrepender às vésperas da eleição. Ele teve oito anos para se arrepender e melhorar a vida da população de Mauá", afirmou.

Rivalidade - No domingo, Oswaldo fez caminhada pela manhã no Jardim Zaíra, principal reduto de Chiquinho, e prometeu investimentos na Educação. O ex-prefeito quer construir novas escolas e negociar com o governo federal a instalação de uma escola técnica, além de uma extensão do campus da UFABC (Universidade Federal do ABC).

O petista tem intensificado nos últimos dias o discurso atrelado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente depois que o chefe de Estado prometeu fazer comício em Mauá no próximo dia 20 e anunciou que a UFABC no município está na sua lista de prioridades para a Educação, podendo ser entregue até 2010.

Por Raphael Ramos - Diário do Grande ABC / Foto: www.radiozfm.org
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.