NOTÍCIA ANTERIOR
Primeiro carro ''popular'' da Hyundai se chamará HB20 e sai em outubro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fábrica da Hyundai em Piracicaba começará a produzir em setembro
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/07/2012 | Veículos
Fiat Punto 2013 começa em R$ 38.570; T-Jet sai por R$ 55.740
Fiat Punto 2013 começa em R$ 38.570; T-Jet sai por R$ 55.740 Fiat Punto T-Jet 1.4 16V Turbo (Foto: Divulgação)
Fiat Punto T-Jet 1.4 16V Turbo (Foto: Divulgação)
Hatch traz linhas arredondadas do modelo europeu e está mais completo.

Linha é composta por seis versões e conta com quatro opções de motores.

Cara do europeu Punto Evo, com contornos bem arredondados, o Novo Fiat Punto chega ao mercado brasileiro em seis versões, que contam com quatro opções de motores: Attractive 1.4, Essence 1.6, Sporting 1.8 e T-Jet 1.4 turbo. O lançamento oficial do carro acontece na noite desta sexta-feira (20), em São Paulo. Confira abaixo os preços:

Punto Attractive 1.4 EVO: R$ 38.570
Punto Essence 1.6 16V: R$ 41.750
Punto Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 44.140
Punto Sporting 1.8 16V: R$ 46.400
Punto Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 48.770
Punto T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 55.740.

Por enquanto, Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic são os principais concorrentes do lançamento da Fiat. Isso porque o novo Citroën C3 chega em agosto. Já o Volkswagen Polo não deixa de disputar as vendas, mas há muito tempo ele não tem mais o frescor de um carro novo.

O que a Fiat mais ressalta no modelo é a mudança estética. A montadora quis deixar o carro com linhas mais agressivas para dar um ar mais esportivo ao modelo. Nota-se a grande diferença para o modelo anterior nos para-choques (que variam de acordo com cada versão), nos novos blocos óticos e nas lanternas com LED. Mas é o interior que se destaca. Ele conta com elementos mais fluidos e arredondados, e com nível maior de detalhes.

Motores
Sob o capô, quem tem novidade para mostrar é a versão Attractive, com o motor Fire Evo 1.4 Flex. Ele tem 85 cavalos de potência a 5.750 rpm e torque máximo de 12,4 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com gasolina; e 88 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com etanol.

O bloco tem comando de válvulas CVCP ― Continuously Variable Cam Phaser, ou comando com fase continuamente variável. O sistema garante economia de combustível, porque permite uma variação inteligente de até 50° na fase entre eixo-comando de válvulas e virabrequim. Assim, cada regime de funcionamento do motor acontece na fase ideal de eixo-comando, maximizando o torque em baixas rotações e a potência nas altas.

Para a versão Essence, o motor 1.6 16V E.torQ Flex., com potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.

A versão Sporting vem equipada com o E.torQ 1.8 16V Flex que desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) também é atingido a 4.500 rpm.

Embora mais cara, a versão T-Jet é a mais aguardada pelos possíveis compradores do modelo, pois reserva o famoso propulsor 1.4 16V Turbo. Ele tem 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque, encontrados já a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm. O motor é capaz de levar o Punto a velocidade máxima de 203 km/h, diz a Fiat.

Pacotes de itens de série e opcionais
Os perfis dos consumidores do carro estão bem definidos conforme o pacote de itens de cada opção. O novo Punto Attractive 1.4 vem com HSD (Air bag duplo + ABS), ESS (Emergency Stop Signaling), vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, direção hidráulica, lanterna traseira de LED, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, desembaçador e limpador traseiro, My Car Fiat, porta-objeto móvel (copinho), porta-óculos, travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h, volante com regulagem de altura, Logo-Push, entre outros itens.

Como opcionais, a versão de entrada pode ser equipada ainda com ar-condicionado, vidros traseiros e retrovisores elétricos, farol de neblina, alarme antifurto, roda em liga 15”, chave canivete com telecomando, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me e aquecedor.

Aumentando um pouco o nível de acabamento, o Punto Essence 1.6 vem com os conteúdos de série da versão Attractive mais ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, entre outros. Já o Essence Dualogic vem com câmbio Dualogic e piloto automático.

Os opcionais da versão Essence são teto solar, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, vidros traseiros elétricos, banco em couro, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, apoia-braço central no banco do motorista, alarme antifurto, parafuso de segurança, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me, spoiler, roda em liga 16”, sensores de chuva e crepuscular e comando do câmbio tipo borboleta para a versão Dualogic.

No caso do Sporting 1.8, o carro vem com o mesmo conteúdo da versão Essence e traz a mais rádio CD/MP3 com USB, roda de liga 16”, volante em couro com comando de rádio 6 teclas, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira e minissaia lateral, friso lateral na cor do veículo, recobrimento esportivo dos pedais, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, kit parafuso antifurto e tapete em carpete. Câmbio Dualogic e piloto automático ficam para a versão Sporting Dualogic.

Entre os opcionais estão vidros traseiros elétricos, ar-condicionado automático, alarme antifurto, banco traseiro bipartido, teto solar, Blue&Me, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, piloto automático, sidebag + window bag, banco em couro e comando do câmbio no volante tipo borboleta (só para o Dualogic).

De série, o carro traz os mesmos itens da versão Sporting e acresce vidros traseiros elétricos, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, bancos esportivos, protetor de cárter, roda de liga 17” (incluindo estepe), piloto automático, Blue&Me, rádio CD/MP3, volante em couro com comando de rádio 8 teclas, sensor de estacionamento, Seletor DNA, volante com base quadrada, faixas laterais com escrita T-Jet e som Hi-fi com subwoofer.

Mesmo assim, há como opcionais ar-condicionado automático, alarme antifurto, teto solar, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, sidebag + window bag e Blue&me NAV.

Por Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.