NOTÍCIA ANTERIOR
Kit pré-moldado barateia blindagem
PRÓXIMA NOTÍCIA
Peugeot vendeu mais que o dobro do Volkswagen
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/11/2007 | Veículos
Fiat ensina condução segura
Para difundir os princípios de funcionamento do sistema de freios e da direção, entre outros conceitos de segurança veicular, a Fiat promoveu o Test Drive Direção Segura no mês passado.

A ação contou com a participação de universitários, convidados pela montadora, e também do piloto Felipe Massa, em um dos dias de curso.

Basicamente, a segurança veicular é dividida em ativa (equipamentos que contribuem para evitar acidentes) e passiva (diminuem os efeitos dos acidentes).

Cinto de segurança, air bag, apoio de cabeça, carroceria com deformação progressiva e bancos com formato antideslizamento correspondem aos equipamentos de segurança passiva.

Tanto o cinto de segurança como o apoio de cabeça necessitam de atenção extra, pois o uso de clipes para segurar o equipamento não é recomendável. Em relação aos apoios, é importante que sejam regulados de acordo com a altura dos passageiros.

Já o sistema de freios, direção, iluminação e espelhos retrovisores são considerados itens ativos. Os dois primeiros são de extrema importância para uma condução segura.

A posição de direção do condutor exige que o encosto do banco esteja quase vertical, com braços e pernas flexionados, o que garante uma melhor movimentação das mãos e dos pés. Ao volante, as mãos devem formar a posição 9h15 (como os ponteiros do relógio), pois, dessa forma, fica mais fácil e firme virar à esquerda e à direita em caso de mudança repentina de trajetória.


Frenagem precisa de técnica para ser eficiente


Durante o curso, os alunos avaliaram o Fiat Punto com o sistema de freios com e sem ABS (antitravamento). Os exercícios foram feitos em baixa velocidade, com o auxílio de instrutores.

Para uma frenagem eficiente, é preciso que o condutor coloque toda a sua força, sem receio. “Um peso de 80 quilos sobre o pedal fornece uma maior eficiência”, explica Cacá Clauset, piloto e instrutor.

Em caso de aquaplanagem, uma dica é olhar pelo espelho retrovisor. Se as marcas de pneus sumirem, é importante não acionar nenhum comando do veículo.

Por Anelisa Lopes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.