NOTÍCIA ANTERIOR
O charme do ''besouro''
PRÓXIMA NOTÍCIA
EUA liberam US$ 8 bi para incentivar produção de carros limpos
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/06/2009 | Veículos
Fiat 500 chegará em outubro
Ele vai chegar apenas em outubro ao mercado brasileiro, mas já foi possível dirigir o simpático Fiat 500, que estava presente no Quatro Rodas Experience, evento realizado no autódromo de Interlagos.

Produzido na fábrica de Tychy, na Polônia, o compacto tem apenas 3,55 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,49 m de altura e 2,30 metros de distância entre eixos. As dimensões são suficientes para acomodar bem dois adultos nos bancos dianteiros e duas crianças atrás.

Aqui no Brasil, será comercializada a versão com motor 1.4 16V a gasolina, com 100 cv de potência, e câmbio manual de seis velocidades. O preço ficará em torno de R$ 65 mil e o modelo poderá ter um pacote de opcionais - entre os quais deverá haver teto solar - ou então uma versão um pouco mais sofisticada.

Durante três voltas completas no circuito, o desempenho agradou, assim como o câmbio, com engates precisos. A estabilidade foi outro ponto positivo, já que o compacto manteve-se colado ao chão mesmo em curvas em alta velocidade.

O 500 será tratado pela Fiat como um carro de imagem, que fará frente a outros modelos de nicho como VW New Beetle, Mini Cooper e Smart.

Sucesso de 1957 a 1975
O 500 atual foi inspirado no modelo que teve 3.893.294 unidades produzidas de 1957 a 1975 pela Fiat. Seu propósito era suprir a necessidade dos italianos e de outros europeus de ter um meio de transporte individual na década de 1950.

O carrinho não foi apenas um substituto do velho Topolino - que teve 509.650 produzidas entre 1936 e 1955 - ou um automóvel capaz de competir com um scooter em termos de custo e eficiência. A marca italiana estava decidida a fazer algo melhor.
Dante Giacosa, o pai do 500 e também do Topolino, além de outros modelos, afirmou em seu livro Design na Fiat antes do Computador que, quando o 500 foi lançado, em 4 de julho de 1957, a marca concretizou seu projeto de renovar seus modelos para substituir os que surgiram antes da Segunda Guerra Mundial. "Eu coloquei minha equipe para trabalhar em um carro minimalista, menor e mais econômico. Não importava o tamanho, um carro ainda seria mais confortável que um scooter."

Por Sueli Osório - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.