NOTÍCIA ANTERIOR
Paula Fernandes é destaque da 82ª Festa do Pilar
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Star Wars'' parabeniza Marvel por quebrar recorde de bilheteria de ''Vingadores''
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/04/2018 | Cultura
Festival do Cambuci de Paranapiacaba prossegue no sábado e domingo
Festival do Cambuci de Paranapiacaba prossegue no sábado e domingo Crédito: Ricardo Trida/PSA
Crédito: Ricardo Trida/PSA
Destaque para a trilha de mountain bike pela Rota da Madeira, num total de 34 km, no domingo

No fim de semana do feriado prolongado de 1º de Maio, a vila de Paranapiacaba é uma opção ótima de passeio. No sábado e domingo, tem prosseguimento o 15º Festival do Cambuci, com série de atividades culturais, aulas gastronômicas, entre outras atividades. Destaque para a trilha de mountain bike pela Rota da Madeira, num total de 34 km, no domingo, às 8h. E nos quatro dias do feriado o visitante pode conferir outras atrações locais, como os museus e trilhas no Parque Nascentes.

A programação do Festival do Cambuci prossegue no sábado e domingo, das 8h às 17h com série de atrações culturais, aulas gastronômicas, entre outras atividades. Nestes dias, o antigo Mercado e o Galpão do Senai receberão a Feira do Cambuci, com produtos do fruto típico da Mata Atlântica preparado por empreendedores do Caminho do Cambuci, UP Cambuci e da Rota do Cambuci.

No mesmo horário, no Clube União Lyra Serrano, será realizada a Feira de Artes, Artesanato e Antiguidades. A programação terá ainda série de atrações culturais em diversos espaços da vila, aulas gastronômicas na antiga Padaria e o Bazar e Brechó da Igreja Bom Senhor Jesus de Paranapiacaba. Quem for à vila poderá conferir ainda os pratos, doces e outros produtos preparados com o Cambuci pelos empreendimentos locais.

Pedalada na Rota da Madeira – Os praticantes de mountain bike tem um desafio no próximo domingo. A partir das 8h, será realizada uma pedalada pelos 34 km da Rota da Madeira, nova atração de cicloturismo da vila. A atividade, é uma parceria com a empresa Médici Assessoria Esportiva, destinada aos praticantes da modalidade com experiência, não indicada para iniciantes. A saída será às 8h, no Locobreque, na entrada da parte baixa da vila.

Outras atrações – Nos quatro dias do feriado, quem for à vila poderá conferir outras atrações, como o Museu Castelo, antiga casa do engenheiro-chefe, que resgata a história local e da ferrovia. Os ingressos custam R$ 3, com visita guiada (Caminho do Mens, s/n). O Circuito Museológico da vila conta ainda com o museu Funicular, com acesso pela passarela e ingresso a R$ 5, além do Centro de Referência em Arquitetura e Urbanismo, com exposição permanente sobre a formação urbana e arquitetônica da Vila Martin Smith (Rua Campos Sales, s/n, grátis). O horário de funcionamento destes espaços no feriado, das 10h às 16h.

Outra opção são as trilhas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba em meio à Mata Atlântica. No local, encontram-se exemplares de cedros, bromélias e orquídeas, além da fauna silvestre, com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros. Outra atração são as nascentes do Rio Grande, principal formador da Represa Billings, e que dão nome à unidade de conservação. O horário de funcionamento no feriado será das 8h30 às 16h45. As trilhas só podem ser feitas com o acompanhamento de monitores credenciados pela Prefeitura de Santo André. O atendimento é feito no Centro de Visitantes do Parque, na Rua Direita, 321.

E no dia 1º de maio, das 8h às 17h, estarão abertas a Feira do Cambuci, no Antigo Mercado e no Galpão do Senai, com produtos do fruto típico da Mata Atlântica preparado por empreendedores do Caminho do Cambuci, UP Cambuci e da Rota do Cambuci. No mesmo horário, no Clube União Lyra Serrano, será realizada a Feira de Artes, Artesanato e Antiguidades.

Para receber os visitantes, a vila conta ainda com bares, cafés, restaurantes e pousadas, entre outros serviços.

Como chegar – Para chegar à Vila de carro, o visitante deve seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Após, o motorista deve pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível chegar de ônibus, ele sai do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, tel. 4828-9646).

O 15º Festival do Cambuci de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André, com o apoio da Rota do Cambuci, UP Cambuci e empreendedores do Caminho do Cambuci. A programação completa está disponível no site dos 465 anos da cidade (www.santoandre.sp.gov.br/santoandre465anos/). Mais informações pelo telefone 4439-0109.

Por Marcos Imbrizi - Secom PSA
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.