NOTÍCIA ANTERIOR
Ivete Sangalo sai do hospital com filho no colo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fase fértil para os cinéfilos continua
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/10/2009 | Cultura
Festival aposta em acessibilidade
Depois de quatro edições realizadas no Rio e em Brasília "Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência" chega hoje a São Paulo. A mostra, que concentra filmes que têm pessoas com deficiência no centro da ação, será realizada até o dia 18 no CCBB. "Os critérios de escolha são a qualidade e a ao tema. As pessoas com deficiência podem ser mostradas de maneira preconceituosa. Muitos vivem de maneira até mais ativa do que os que não têm deficiência", diz a diretora da mostra Lara Pozzobon.

A curadoria é de Lara e do cineasta Gustavo Acioli. A ideia da mostra bienal nasceu após a produção do curta Cão Guia, que tinha uma personagem cega. O ano era 1999 e o trabalho foi selecionado para o festival pioneiro do gênero, Wie Wir Leben (Como Nós Vivemos), realizado em Munique, na Alemanha, há 14 anos. "Tivemos a oportunidade de ver filmes excelentes, ganhadores de prêmios internacionais importantes tendo esse foco temático", relembra Lara.

No programa estão 24 filmes, entre curtas, documentários e longas de vários gêneros. Além do Brasil, que participa com o média-metragem Sentidos à Flor da Pele,de Evaldo Mocarzel, e os curtas Dreznica, de Anna Azevedo e O Voo da Cegonha, de Laly Cataguases, a mostra exibe filmes de outros 12 países. "Ainda são poucos os títulos daqui, em comparação a Polônia, Reino Unido e Estados Unidos, hoje os que mais produzem filmes do tipo, mas esperamos incentivar esse olhar", diz a curadora.

A mostra também se preocupa com a acessibilidade.Todos as sessões terão closed caption (legenda que aponta até os ruídos das cenas) e audiodescrição (dois atores explicam, ao vivo, os momentos de silêncio das tramas). Os filmes estrangeiros também terão tradução simultânea para o português.

Assim Vivemos - Festival de hoje a dia 18. No CCBB - Rua Álvares Penteado, 112, Centro. Tel.: 3113-3651. Entrada franca.

Por Ângela Corrêa - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6188 dias no ar.