NOTÍCIA ANTERIOR
1º de maio será de muita festa na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festa em Santo André reúne 75 mil
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/05/2009 | Economia
Festas de 1º de Maio devem reunir cerca de 100 mil na região
Para comemorar o Dia do Trabalho, três cidades da região prepararam eventos especiais que contam com shows e participações de políticos e sindicalistas. Os atos devem reunir cerca de 100 mil pessoas.

Pela primeira vez, Santo André vai realizar evento em comemoração ao dia do trabalhador e espera receber cerca de 60.000 pessoas, marca atingida no show de aniversário da cidade.

Artistas renomados como Daniel, Inimigos do HP, Jeito Moleque e Alexandre Pires vão animar os trabalhadores que comparecerem ao Parque Central. "A programação de comemoração ao dia 1º de maio é um presente para quem luta, trabalha todos os dias e não consegue ver seu artista preferido, porque usa o dinheiro para pagar as contas", destacou o prefeito Aidan Ravin.

Para o evento, a Prefeitura de Santo André montou uma estrutura que envolve segurança, transporte e alterações de rotas (ver mapa ao lado). O Semasa disponibilizará dois caminhões-pipa de água potável para o público. Além disso, 55 banheiros químicos serão instalados no parque. Quanto à alimentação, vinte tendas estarão à disposição com salgados, doces e bebidas não-alcoolicas.

Para quem pretende ir ao evento de ônibs, o acesso pode ser feito pelas seguintes linhas que circulam pela cidade: T15, I08, B63, B21, B47, B13, I02, I03, I05, I06, T12, T12R, T23, T27, T29 e TR103.

São Bernardo e Diadema - O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em apoio a CUT (Central Única dos Trabalhadores) Regional, não tem previsão de público, mas o evento do ano passado, mesmo com chuva, superou os 20 mil expectadores.

O evento, no Paço Municipal, será marcado por ato político, que acontece às 18h. Entre os dirigentes sindicais que irão se pronunciar está o presidente da CUT, Arthur Henrique.

A partir das 11h o público pode assistir às apresentações de bandas da região, além da trupe O Teatro Mágico e aos shows de Zé Geraldo, Leci Brandão e Jorge Ben Jor.

Em Diadema, shows e atividades recreativas gratuitas serão as atrações promovidas hoje pelo Centro Cultural. As apresentações, que incluem shows de Hip Hop têm início às 11h e se estendem até as 19h.

Cerimônia - A tradicional missa dos trabalhadores promete ser diferente dos outros anos. Para o padre Giuseppe Bortolato, a cerimônia, promovida hoje pela Diocese de Santo André na Igreja Matriz, em São Bernardo, não deve ser marcada por manifestações. "Não teremos autoridades presentes como nos outros anos. Vamos ter a verdadeira missa, uma cerimônia pastoral, um momento para relembrar São José Operário, ‘o trabalhador''", afirmou.

Ele destacou que durante a missa, que ocorre desde 1980, o tema abordado será Nossa casa não é um mercado. Segundo a pastoral operária, a idéia é combater que os sentimentos humanos sejam derrotados pelo capitalismo. (Colaborou Vanessa Farjado)

Eventos defendem melhorias no trabalho
Em São Paulo, a comemoração do Dia do Trabalho será marcada com protestos para melhoria da qualidade de trabalhistas e shows de artistas renomados.

O evento da Força Sindical acontece entre as 7h e 18h na Praça Campo de Bagatelle, próximo ao metrô Santana, Zona Norte de São Paulo. A organização da festa estima que cerca de 1,5 milhão de pessoas compareçam ao evento.

Os trabalhadores vão assistir a 30 shows gratuitos de artistas como Zezé Di Camargo e Luciano, Daniel, Edson & Hudson, Banda Calypso, Padre Marcelo Rossi e Bruno e Marrone. Além disso, concorrem a vinte carros Celta 0km.

Entre 10h e 12h, será realizado o ato político. Foram convidadas autoridades, como o ministro Carlos Lupi, do Trabalho, a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Sindicalistas estrangeiros também vão participar da festa. Entre as principais presenças está Guido Moretti, representante das Américas da UIL (e Italiana DelLavoro).

A estrutura do evento inclui quatro telões em alta definição, 1.000 banheiros públicos e 3.000 bombeiros e policiais.

CUT - Em São Paulo as atividades serão descentralizadas em oito celebrações em diferentes locais, sendo seis em municípios do interior e da Região Metropolitana e os demais na Capital. Além disso, as 17 subsedes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) estadual vão organizar atos e mobilizações.

Na Zona Sul de São Paulo - Avenida do Arvoreiro, 395, Parque das Árvores, Cidade Dutra, próxima à estação de trem do Grajaú - os festejos começam as 9h e terminam as 18h. Às 15h, haverá pausa nos shows para o ato político com a presença de lideranças nacionais e estaduais da CUT e lideranças políticas.

Por Michele Loureiro e Tauana Marin - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.