NOTÍCIA ANTERIOR
Obra de Sacilotto vai retornar ao calçadão da Oliveira Lima
PRÓXIMA NOTÍCIA
Último show de ''A Banca'' foi uma homenagem para Chorão
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/09/2013 | Cultura
Festa Muitos Povos, Uma Cidade reúne histórias e comida típica
Festa Muitos Povos, Uma Cidade reúne histórias e comida típica Barraca com culinária árabe é uma das 24 com comidas típicas. Foto: Amanda Perobelli
Barraca com culinária árabe é uma das 24 com comidas típicas. Foto: Amanda Perobelli
Evento em São Bernardo teve início na sexta e terminou neste domingo

Além de diversas peças de artesanato, a Festa Muitos Povos, Uma Cidade, realizada no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo, é um bom local para se comer muita comida típica e conhecer belas histórias de vida. Em sua quarta edição, o evento teve início nesta sexta-feira (06/09) e terminou neste domingo (08/09).

Neste sábado (07/09), mais de 2 mil pessoas tinham passado pelo local até as 17h (a festa vai até as 22h) para apreciar a apresentação de dez grupos musicais e de dança. “São 24 barracas de gastronomia e 24 de artesanato que divulgam as diversas culturas que fazem parte da história de São Bernardo, uma cidade heterogênea, formada por povos de muitas partes do mundo”, afirmou Enivaldo Aguiar, chefe de Divisão de Eventos da Prefeitura, organizadora do evento.

O responsável pela barraca de culinária árabe, Mohamad Ismail Mazloum, também ressaltou a importância do evento para a divulgação das várias culturas. “Qualquer tipo de cultura, para se manter, tem de trabalhar a divulgação, e esta festa é uma grande oportunidade de apresentar a base e os trabalhos das nações”, afirmou.

O casal Vladimir Sesar e Cristina Steinmetz Sesar, ele descendente de croatas e ela de suábios, também instalaram uma barraca típica com comidas e peças de artesanato. Ambos se conheceram em 2010 nos Jogos Olímpicos Croatas e se casaram em maio deste ano. Esbanjando simpatia e alegria, fazem questão de mostrar as tradições da comunidade, como bebidas, entre elas chope natural, pingas de maçã, uva e pêssego, e pratos deliciosos, como o apfestrudel, torta de maçã, entre outros.

“Meu avô veio da Croácia depois da Segunda Guerra Mundial e ficou em São Bernardo, onde teve oportunidade de emprego e trabalhou na Volkswagen”, disse Vladimir, ao acrescentar que a família sempre manteve vivas as origens. Ele acrescentou que a festa serve para entrar em contato com pessoas interessadas em integrar a comunidade. “Trocamos e-mail e telefones”, disse.

Para quem gosta de comida mineira, há uma barraca chefiada por dona Efigênia Fernandes Guimarães, 78 anos, que pessoalmente prepara os pratos salgados e doces junto com cinco filhas. “Essa festa é muito importante na cidade. Sinto que é para mim”, disse dona Efigênia, ao abrir um belo sorriso de satisfação. Ela participou de todas as edições da festa.

Tradição - Durante os três dias, os frequentadores entram em contato com a gastronomia e artesanatos típicos, oficinas, shows, exposição e manifestações artísticas de 14 nações, três estados, além dos povos tropeiro, cigano e da comunidade negra. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 460 anos de São Bernardo, celebrado em 20 de agosto.

Por Gislayne Jacinto - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.