NOTÍCIA ANTERIOR
Serpentário da Sabina recebe jibóias
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festas de 1º de Maio devem reunir 2,5 milhões
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/04/2008 | Setecidades
Festa do Pilar espera 60 mil pessoas
Ribeirão Pires espera receber cerca de 60 mil convidados para a 72ª Festa do Pilar, que acontece entre amanhã e domingo. A grande novidade do evento deste ano é o restauro feito na igreja de Nossa Senhora do Pilar, construída em 1714 e que passou por uma recuperação estrutural depois de 20 anos sem conservação.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Menato, foram investidos R$ 70 mil no restauro, que durou cerca de dois meses.

“Como a igreja foi feita de barro, fizemos um trabalho de recomposição em massa e pintura com cal”, disse Menato.

As reformas se restringiram à estrutura da construção. As imagens dos santos não foram incluídas na recuperação do imóvel.

Festa
De acordo com o secretário, todas as atrações da Festa do Pilar serão realizadas no entorno da igreja.

A administração fechou parceria com a Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) que ficou responsável por desenvolver novos tipos de barracas e pela iluminação, para dar um toque requintado e turístico ao evento religioso.

Não haverá mudanças no trânsito da cidade. “A sinalização será reforçada na entrada da festa. Com relação ao sistema de segurança, além da Polícia Militar e da Guarda Municipal, vamos também contratar seguranças particulares”, falou o secretário.

Menato disse que a Prefeitura já solicitou ao Dade (Departamento de Assistência e Desenvolvimento das Estâncias), órgão do Estado, verba de R$ 150 mil para o orçamento do próximo ano, para a realização de melhorias de calçamento e iluminação estilo colonial no entorno da igreja do Pilar.

Crença
O padre José Silva, da Paróquia Santa Luzia e responsável pela Capela do Pilar, realizará as missas durante a programação, mas contará também com a participação de outro padre para a realização das celebrações da festa.

O sacerdote lembra que o Dia de Nossa Senhora do Pilar existe e é lembrado na cidade desde 1714. “As pessoas vão até a igreja, fazem suas peregrinações para agradecer as graças alcançadas, pagar promessas e fazer seus pedidos”, diz Silva.

Segundo o padre, a maioria dos pedidos geralmente tem como intuito a solução de problemas de saúde, a restituição da harmonia em família ou a obtenção de emprego.

Por Kelly Zucatelli - Diário do Grande ABC / Foto: ribeiraoonline.com.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.