NOTÍCIA ANTERIOR
Platinuss Tech valoriza tecnologia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Porsche 911 com injeção direta
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/06/2008 | Veículos
Ferrari tem requinte até na oficina
Que os carros superesportivos exercem um fascínio sobre as pessoas, principalmente aquelas apaixonadas por automóveis, isso ninguém pode negar... Muitos devem se perguntar como esse ícones são tratados na hora em que é preciso fazer uma revisão ou algum tipo de manutenção.

Pensando em satisfazer a curiosidades dos leitores, o Diário foi à oficina autorizada que "trata" dos modelos Ferrari e Maserati existentes no Brasil, uma frota que compreende 367 unidades da Ferrari e 175 da Maserati vendidas aqui desde 1993, segundo a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores).

Localizada no Itaim Bibi, em São Paulo, o impacto é grande já na entrada - afinal, imagine uma oficina que só tem grandes "máquinas" para todos os lados que se olhe. O ambiente é bem sofisticado, com mecânicos usando uniformes iguais (em todo o mundo), pintura padronizada para todas as unidades (também mundialmente), quadros com fotos de carrões e de corridas. Tudo muito agradável.

A gerente administrativa, Luciana Cardoso, é a única mulher a comandar uma oficina das marcas. Ela é a responsável por uma equipe especializada de cinco mecânicos, todos treinados na fábrica da Ferrari, em Maranello, uma província de Modena, na Itália.

"Os cursos são bem segmentados, abrangendo motor, câmbio, parte eletrônica, parte elétrica, carroceria, suspensão, capota, funilaria e pintura", explica Luciana. O chefe da oficina, Mauri de Souza, freqüentou todos os treinamentos, que são ministrados em inglês ou em italiano. "Aqui quase todos entendem italiano, mas alguns preferem espanhol", conta Luciana.

Segundo ela, a oficina atende a cerca de 50 carros por mês, entre modelos da Ferrari e da Maserati, e 90% são levados para lá para a revisão, que deve ser feita anualmente. "A primeira revisão deve ser realizada com 10 mil quilômetros rodados ou um ano", explica Souza.

Para se manterem sempre atualizados, Luciana e Souza participam de quatro encontros mundiais por ano, dois realizados pela Ferrari e os outros pela Maserati, que reúnem os gerentes e chefes de oficina de todos os países onde os carros são comercializados. "Esses eventos servem para a troca de experiências, receber orientações sobre garantia, recepção de clientes e pós-venda", explica Luciana.

SD3 faz o diagnóstico
Os diagnósticos de problemas em modelos da Ferrari e Maserati produzidos a partir de 2004 são feitos por um aparelho chamado SD3 (Sistema de Diagnose 3). As atualizações do sistema podem ser feitas on-line.

O equipamento é capaz de detectar se o veículo tem alguma falha eletrônica ou mecânica e é usado também para procedimentos como substituição de embreagem, atualização de softwares do motor, câmbio e painel, sangria de freios, entre outros.

Para os proprietários de veículos que moram em outras cidades ou Estados, muitas vezes o diagnóstico é feito por telefone e os mecânicos vão até o local onde o carro está levando o aparelho e as peças necessárias para o conserto. "Se faltar alguma peça, nós enviamos ao local por sedex ou transportadora", garante Luciana. No entanto, Souza lembra que muitas vezes o veículo não tem nenhum defeito. "Alguns proprietários não sabem usar certos recursos do carro e, às vezes, se atrapalham."

No entanto, quando é preciso levar o carro até a oficina, ele é transportado em um caminhão plataforma.

Outra curiosidade é que a fábrica da Ferrari, em Maranello, tem o registro de todas as unidades vendidas e de seus proprietários, pois são comunicados no momento da venda. Além disso, as peças trocadas em garantia são enviadas de volta à fábrica com a identificação do número do componente e também do número da garantia para controle.

Por Sueli Osório - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.