NOTÍCIA ANTERIOR
Preço dos produtos da ceia de Natal pode variar até 58,63%, diz Procon-SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Carrefour é afetado pela queda do consumo mundial
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/12/2008 | Economia
Feriados de 2009 podem trazer prejuízos à economia da região
Depois de um exaustivo ano de 2008, em que muitos feriados caíram em finais de semana, os brasileiros poderão, enfim, comemorar: em 2009, dos 12 feriados nacionais, 11 serão em dias úteis — isso sem contar os estaduais, municipais e também as emendas. Contudo, essa grande quantidade de dias de folga pode prejudicar a economia do País e também da região.

Segundo uma pesquisa realizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), os feriados poderão causar um prejuízo de R$ 155,6 bilhões ao Brasil no ano que vem — o equivalente a 5% do PIB (Produto Interno Bruto). E o Grande ABC, cujos motores da economia são a indústria e o comércio, não deve sair ileso.

O primeiro vice-presidente da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Caetano, Antônio Perez Filho, calcula que o efeito-calendário causará a redução de, aproximadamente, 30% da arrecadação da região. "A indústria e o comércio vão sofrer muito. Se você somar aos feriados mais 30 dias de férias, quantos dias terão de trabalho? Estou sendo, aliás, bem otimista com relação a esses 30%", acredita.

Segundo o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Zoilo de Souza Assis, a grande quantidade de feriados em dias úteis quebra o ritmo da produção. "Além disso, quando há um feriado prolongado, muitas pessoas viajam e o comércio sai prejudicado. A abertura de lojas nessas ocasiões torna-se pouco rentável porque você tem que pagar hora extra para as pessoas que trabalham", afirma.

"Muitos feriados atrapalham, pois a região perde competitividade. Relembrar datas comemorativas é absolutamente fundamental, faz parte do contexto da nossa história. Porém, a massa de trabalho acaba perdendo a oportunidade de gerar riquezas para o País", concorda o primeiro vice-diretor da regional do Ciesp em São Bernardo, Hitoshi Hyodo.

Crise financeira - Segundo o presidente da Acisa, a grande quantidade de feriados em dias úteis aliada aos efeitos da crise financeira internacional pode prejudicar ainda mais o faturamento do comércio.

"Os feriados vão potencializar o problema da crise porque você tem um aspecto psicológico muito forte. Com notícias sobre demissões, as pessoas pensam em deixar o dinheiro guardado para dias mais difíceis e deixam de consumir", afirma Assis.

Por outro lado, os feriados devem aliviar os impactos da crise no setor industrial. "No ano que vem, esse problema dos feriados não vai ser significativo para a indústria, pois a produção já vai ser naturalmente menor por conta da crise. Não vamos precisar de tantos dias úteis porque teremos menor demanda e muitas empresas trabalharão em capacidade ociosa", explica o diretor-titular do Ciesp de Santo André, Shotoku Yamamoto.

Consciência negra - De acordo com o presidente da Associação Comercial de São Bernardo, Valter Moura, os prejuízos para o Grande ABC são ainda maiores quando a comemoração de um feriado não se estende para todas as cidades da região, como aconteceu com o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Neste ano, apenas Santo André, Mauá e Diadema mantiveram o feriado no dia 20, que caiu numa quinta-feira. São Bernardo não aderiu, São Caetano alterou as comemorações para o domingo subseqüente e Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra transferiram o feriado para o dia 21.

"No ano passado, o Dia da Consciência Negra caiu numa quinta e ainda emendou com outro feriado na terça-feira. Esse fenômeno beneficiou apenas os comerciantes dos municípios da região que decretaram feriado no dia 20 de novembro. Quando um feriado é para todos, há um comportamento normal, o setor já prevê essas pausas. Contudo, quando beneficia uma cidade, a outra é duplamente prejudicada", explica Moura.

Em São Caetano, a transferência do feriado provocou polêmica. A assessoria de imprensa da cidade alegou que a decisão foi tomada para que a economia pudesse manter seu fôlego diante da crise financeira. Porém, houve quem comentasse que a montadora GM (General Motors), cuja matriz norte-americana enfrenta dificuldades por conta da crise, foi quem pressionou a alteração do feriado para um domingo.

O primeiro vice-presidente da regional do Ciesp de São Caetano, Antônio Perez Filho, nega o boato. "Não foi a indústria que solicitou essa alteração, mesmo porque seria até bom emendar em virtude da queda na produção. Acredito que o comércio fez uma pressão maior", acredita.

Shotoku Yamamoto apóia a decisão de São Caetano e afirma que a alteração deveria ser seguida pelo restante do País. "Acho que todo o Brasil poderia fazer o que São Caetano fez. Acho importante homenagear o negro, mas desde que esse dia seja comemorado em um domingo, como é feito no Dia das Mães ou dos Pais", reivindica o diretor-titular do Ciesp de Santo André.

Outro lado - Se por um lado os feriados em dias úteis podem prejudicar a economia da região, por outro há setores que se beneficiam.

"Os feriados podem até reduzir a produção, mas também movimentam os setores ligados ao lazer, turismo e serviços. Além disso, supermercados, shoppings e outros grandes comércios funcionam normalmente nos feriados", explica o diretor da área de economia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Francisco Funcia.

Além disso, Funcia ressalta que os feriados são importantes para o descanso do trabalhador. "É muito relativa a relação entre feriados e prejuízo. Temos que considerar que o dia de pausa é uma oportunidade que o trabalhador tem para se dedicar ao lazer e melhorar sua qualidade de vida. Ele não é uma máquina que precisa trabalhar 24 horas por dia", observa Funcia.

Confira a lista de feriados em 2009:

Nacionais
1º de janeiro (quinta-feira) -
Confraternização Universal
23 de fevereiro (segunda-feira) - Carnaval
24 de fevereiro (terça-feira) - Carnaval
10 de abril (sexta-feira) - Sexta-feira Santa
21 de abril (terça-feira) - Tiradentes
1º de maio (sexta-feira) - Dia do Trabalho
11 de junho (quinta-feira) - Corpus Christi
7 de setembro (segunda-feira) - Independência do Brasil
12 de outubro (segunda-feira) - Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (segunda-feira) - Finados
15 de novembro (domingo) - Proclamação da República
25 de dezembro (sexta-feira) - Natal

Estadual
9 de julho -
Revolução Constitucionalista de 1932 (quinta)

Municipais
Santo André (quarta-feira) -
8 de abril
São Bernardo (quarta-feira) - 20 de agosto
São Caetano (quarta-feira) - 28 de julho
Mauá (quarta-feira) - 8 de dezembro
Diadema (quarta-feira) - 8 de dezembro
Ribeirão Pires (quarta-feira) - 19 de março
Rio Grande da Serra (quarta-feira) - 3 de maio
20 de novembro - Dia da Consciência Negra (sexta) - feriado não nacional e facultativo em alguns municípios

Por Carolina Lopes - Diário Online / Foto: gcmotorsports.blogspot.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.