NOTÍCIA ANTERIOR
Ponto-chave para a região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Parte do 13º pode ajudar a pagar contas em janeiro
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/11/2007 | Economia
Feriado chuvoso lota shoppings da região
A mistura de feriado prolongado com chuva fez muita gente desistir de ir à praia e optar por antecipar as compras de Natal desde quinta-feira até esta segunda. O acréscimo do movimento nos shoppings do Grande ABC no período foi de até 25% na comparação com os mesmos dias do ano passado e 18% contra dias normais.

A previsão é continuar com o crescimento ainda esta terça, Dia da Consciência Negra, onde só não é feriado em São Bernardo e São Caetano. A previsão é de acréscimo na casa dos 15% em movimento.

O Mauá Plaza Shopping, em Mauá, recebeu a visita de 62 mil pessoas a mais na quinta, sexta, sábado e domingo deste ano com relação aos mesmos dias de 2006, totalizando 313 mil visitantes, alta de 25%. Para esta terça-feira, a expectativa é atrair mais de 70 mil consumidores, a média é 60 mil.

“Como neste ano o feriado foi prolongado, notamos um aquecimento tanto no público como nas vendas. Boa parte das pessoas que costuma viajar começa a perceber que também há entretenimento na região”, disse a gerente de Marketing do shopping, Ariane Oliveira. O centro de compras ainda não finalizou o balanço das vendas no período.

No ABC Plaza Shopping, em Santo André, o fluxo de consumidores foi 11% maior no feriado prolongado em relação aos dias convencionais. “No ano passado o feriado caiu numa quarta-feira, impossibilitando a emenda de muitas pessoas”, disse a gerente de Marketing Márcia Pacheco.

De acordo com ela, a alta nas vendas foi de 10%, tanto em vestuários e telefonia como na praça de alimentação. O shopping espera alta de 12% no movimento para esta terça. O Shopping Metrópole, em São Bernardo, teve o fluxo de pessoas 18% maior no dia 15.

Procurado pela reportagem, o Shopping ABC, também em Santo André, não pôde divulgar os dados por ser empresa de capital aberto.

Alternativa é cinema ou consumo

A operadora de caixa Gerlane Souza Oliveira, 21 anos, bem que queria ter ido à praia no feriado prolongado. No entanto, por causa do mau tempo, ela acabou ficando em São Bernardo mesmo, onde mora.

Na sexta-feira e na segunda, Gerlane aproveitou para passear no shopping Metrópole e dar uma olhada nas vitrines. “Como não fui viajar, vim dar uma volta”, disse.

A mesma idéia teve a estudante Ana Vitória dos Santos, 13 anos, que aproveitou para ir ao cinema na quinta-feira. Nesta segunda, ela e seu pai, Marco Antonio Toledo dos Santos, 43 anos, antecipavam as compra de um celular para ela como presente de Natal. “Como trabalhei no feriado, não pudemos viajar. Hoje viemos dar uma olhada nos lançamentos dos aparelhos”, disse Toledo dos Santos.

Na mesma situação, a vendedora Lidia do Carmo, 25 anos, também encontrou como opção para se entreter nos dias de folga ir às compras. Ela foi ao shopping tanto segunda-feira como no feriado. “Comprei roupas para mim.”

Acompanhada da filha e do neto, a aposentada Maria Hipólito, 78 anos, antecipou na segunda as compras de Natal. A família carregava sacolas cheias de roupas – serão presentes de Maria para os parentes.

Por Gabriela Gasparin - Especial para o Diário / Foto: Bruna Callegari
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6197 dias no ar.