NOTÍCIA ANTERIOR
Metalúrgicos dão aviso de greve às autopeças
PRÓXIMA NOTÍCIA
Magazine Luiza abre inscrições para Trainee 2015
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/09/2014 | Economia
Feira reúne alimentos orgânicos de hortas urbanas de São Bernardo
Feira reúne alimentos orgânicos de hortas urbanas de São Bernardo Hortas orgânicas em São Bernardo geram renda para 16 famílias. Foto: Rodrigo Pinto
Hortas orgânicas em São Bernardo geram renda para 16 famílias. Foto: Rodrigo Pinto
A comercialização das verduras produzidas por moradores é realizada na CTR (Central de Trabalho e Renda), no centro da cidade

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo é conhecida por dispor de centenas de vagas de emprego toda semana, além de cursos de qualificação profissional. O espaço agora reúne produtores da agricultura familiar em uma feira de alimentos orgânicos.

A comercialização ocorre às sextas-feiras, das 10h às 15h, com verduras e legumes frescas de hortas urbanas nos bairros Batistini, Baeta Neves, Rudge Ramos, Farina, Vivaldi e Selecta.

A iniciativa pretende aumentar o acesso e consumo de alimentos cultivados sem agroquímicos e gerar renda para 16 famílias participantes. De acordo com o diretor da CTR, Nilson Tadashi, o projeto é voltado para toda a população com objetivo de ampliar a produção local. “Quanto mais pessoas consumindo, aumentamos a capacidade de produção dos agricultores e gerar renda, trabalho e qualificação a famílias em situação de vulnerabilidade social”, aponta.

É o caso de Manoel Salvino de Souza, de 66 anos, que após se aposentar viu na horta urbana uma oportunidade de voltar às origens rurais e se manter ativo. “Trabalhei na roça por muitos anos no interior de Minas Gerais, agora voltei a fazer o que realmente gosto. [A renda] ajuda em casa, além de fazer bem para a minha saúde. Cuidar das plantas é uma terapia”, comenta o agricultor.

Para Jesuíno Viano dos Santos, de 85 anos, é gratificante poder melhorar a qualidade das refeições das pessoas. “Não precisa usar produtos, basta conversar com as plantas e tratar todas bem que elas crescem com saúde”, revela descontraído.

A moradora de Diadema Marli Nogueira Avanzo é consumidora das verduras. “Compro a cada 15 dias e a durabilidade dos alimentos é impressionante”, comenta. A aposentada Maria Luiza Lorenz leva a neta para conhecer a horta e ensina a importância de mudar certos hábitos alimentares. “É muito fácil encontrar produtos industrializados, cheios de conservantes. Bom é ter a oportunidade de comer verduras e legumes frescos, sem química, que prejudicam a saúde”, explicou.

As compras podem ser feitas diretamente nas hortas, mas com o espaço disponível na CTR é possível encontrar maior diversidade de produtos orgânicos. Os alimentos custam, em média, R$ 3. A Central fica na rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro.

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.