NOTÍCIA ANTERIOR
Pesquisadores vão testar vacina brasileira contra Aids em macacos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pediatria homenageia 40 anos de Luiz Alberto da Silva na FMABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/08/2013 | Saúde e Ciência
''Feira de Saúde'' retorna a São Bernardo e espera 3 mil pessoas no sábado (10)
Mutirão da Medicina ABC chega à 10ª edição com exames, consultas e palestras educativas gratuitas à população na UBS Vila São Pedro

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC organizam no próximo sábado (10 de agosto) a 10ª edição da Feira de Saúde – evento que orienta e faz atendimento gratuito à população com exames, consultas e palestras educativas. A ação das 9h às 16h terá lugar na Unidade Básica de Saúde da Vila São Pedro (Rua Comunidade, 100), em São Bernardo, local que recebera o evento em 2010. A expectativa deste ano é de que aproximadamente 3 mil pessoas compareçam à ação.

Entre os atendimentos disponíveis estarão exames de glicemia capilar (diabetes) e medição de pressão arterial, Papanicolau, tipagem sanguínea e teste rápido para detecção de hepatites B e C. Também haverá consultas médicas em especialidades como ginecologia, pediatria, clínica médica, geriatria, dermatologia, nefrologia, psiquiatria e acupuntura.

A orientação à população contará com instruções de primeiros socorros em situações de urgência (como na parada cardiorrespiratória), dicas de alunos de Fisioterapia da FMABC sobre exercícios físicos para alongamentos, orientações sobre alcoolismo, prevenção de acidentes domésticos com idosos e cuidados com a higiene bucal – principalmente para o público infantil. Além disso, alunos-membros da ONG Sorrir é Viver promoverão a humanização em saúde por meio da arte lúdica dos clowns (palhaços) e de contadores de histórias.

Uma década de atendimentos

Completando uma década de atividades em 2013, a Feira de Saúde é organizada pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, de Medicina, e conta com participação de alunos voluntários de todos os cursos da FMABC. Ao todo estão envolvidas cerca de 20 ligas acadêmicas, 350 estudantes voluntários e 20 docentes responsáveis pela orientação e supervisão dos atendimentos. “Todo o trabalho é voluntário e as atividades serão oferecidas gratuitamente à população. Qualquer pessoa pode atuar como voluntário no dia do evento, incluindo profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas”, convida o aluno da FMABC, João Theodoro de Medeiros Neto.

As ligas são compostas por estudantes da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuará em sua área – algumas de forma integrada – para atendimento voluntário e exames diagnósticos e de prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência de todas as faixas etárias.

Serviço: A 10ª Feira de Saúde da Faculdade de Medicina do ABC ocorrerá em 10 de agosto, das 9h às 16h, na Unidade Básica de Saúde da Vila São Pedro, em São Bernardo (Rua Comunidade, 100). Mais informações no Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro da FMABC pelo e-mail feiradesaude.danmc@gmail.com.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6194 dias no ar.