NOTÍCIA ANTERIOR
Eleição de metalúrgicos é inédita para organização sindical no Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Preço dos remédios subirá até 5,68% no dia 31 de março
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/03/2014 | Economia
Feira de franquias espera girar R$ 25 mi
Feira de franquias espera girar R$ 25 mi Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
Muitos brasileiros sonham em ter o próprio negócio, mas o alto custo para montar a empresa acaba sendo um empecilho. Com isso, as franquias aparecem como grandes oportunidades, ainda mais se o negócio for de uma marca consolidada no mercado.

Com essa intenção, a Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) começa hoje a terceira edição da Feira de Franquias e Negócios, que vai até sábado, dia 29, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo. No evento, o público terá mais de 100 marcas expostas e 50 estandes para atender aos interessados em abrir um negócio. A entrada e o estacionamento do local são gratuitos.

Segundo o vice-presidente da Acisbec, Valter Moura Junior, foram investidos cerca de R$ 300 mil para deixar a feira 15% maior em relação às anteriores. “Agregamos valor ao evento com a montagem dos estandes, decoração, divulgação, além de adicionar mais um dia na feira”, disse. Em 2013, foram R$ 180 mil.

Sobre o dinheiro que o evento deve movimentar, Moura Júnior espera aumento de R$ 10 milhões em relação à feira anterior (quando o giro alcançou R$ 15 millhões). “Nossa intenção é movimentar R$ 25 milhões. O principal fator dessa grande diferença vem do valor agregado das marcas que serão expostas no evento.”

O vice-presidente da Acisbec ainda espera que um público de 6.000 a 7.000 pessoas passe pelo evento. “Nosso alvo é bem seleto. O objetivo é atrair empresas, investidores e empreendedores da região. Os colaboradores das associações comerciais da região também receberam convites para participar.”

TODOS OS BOLSOS - As opções de franquias buscam atender a todos os gostos e bolsos. Os segmentos dos empreendimentos na feira são os mais variados possíveis. O valor de investimento dos negócios vai de R$ 450 até R$ 600 mil.

Uma das empresas que tem o menor valor de franquias é a Encontre a sua Viagem, que disponibiliza um blog mantido pelos franqueados da rede, com ofertas de turismo. A empresa tem mais de mil parceiros e 150 mil hotéis disponíveis no mundo todo.

A marca oferece negócios de R$ 750 a R$ 3.000 – neste caso, a empresa garante exclusividade, ou seja, apenas um vendedor por cidade. As franquias de menor valor são voltadas a cidades que têm até 300 mil habitantes; as de maior, até 2 milhões. Também há modalidades sem exclusividade, que partem de R$ 450. O prazo de retorno do investimento é de três a 12 meses, com faturamento que varia de R$ 5.000 a R$ 100 mil ao mês.

Entre as franquias de maior valor está o restaurante Tantra, especializado na modalidade de comida asiática, o mongolian grill. O valor da franquia completa fica em R$ 560 mil e é necessário terreno com área de no mínimo 270 m² para a construção.

Lava rápido sem água é diferencial

Uma das empresas que está expondo sua marca na terceira edição da Feira de Negócios é a AcquaZero. O serviço prestado pelo estabelecimento é de lavagem de carro com a mínima utilização de água.

“Usamos um produto químico diluído em 300 ml de água ou, no máximo, um litro, caso o carro esteja muito sujo. Segundo a Sabesp, uma lavagem convencional gasta entre 300 e 800 litros de água”, garantiu o diretor da AcquaZero, Evandro Oliveira.

A sustentabilidade é o principal foco da empresa. “Trabalhamos com produtos biodegradáveis. Todos os itens são à base de cera. Então, além de lavar, ele deixa uma proteção na pintura, que, dependendo das condições climáticas, duram de duas a três semanas em perfeito estado.”

Para quem pretende ser franqueado da marca, as opções vão de R$ 13 mil a R$ 20 mil. O valor vai de acordo com a localização do estabelecimento, que pode ser dentro de um condomínio ou acoplada a um ponto comercial já existente, como um shopping.

A empresa também oferece a opção de licenciamento do uso do nome a partir de R$ 4.800. O retorno pode ser obtido em três meses, neste caso, ou de seis a 24 meses nas franquias. “A diferença entre as duas opções é que a franquia contempla todo suporte necessário. Além disso, o franqueado tem direito aos royalties e o licenciamento só permite usar a marca. Já o lucro depende do local e do esforço, mas gira em torno de 30% do faturamento.”

NEGÓCIOS - Além de ser especialista em orientar os empresários a como transformar o estabelecimento em franquia, Elaine Bezerra, diretora da Troow, também transformou seu negócio, de consultoria empresarial, em uma rede. “As empresas estão mandando gerentes embora e contratando essas firmas porque custa menos e dá maior resultado financeiro. Por isso, nosso franqueado tem que entender de administração.”

O lucro começa a ser obtido a partir de seis meses e é estimado em R$ 20 mil mensais. O valor de custo é a partir de R$ 25 mil no modelo home office.

Marcas famosas em restaurantes têm franquias de R$ 250 mil

As franquias de alimentação estão entre os grandes destaques da feira. A rede de restaurantes Subway traz opções de franquias a partir de R$ 250 mil até R$ 350 mil.

Conforme explica o agente de desenvolvimento da Região do ABC, Guarulhos, Zona Norte e Zona Leste da empresa, Jader Lima, a diferença da marca é por causa da localização do restaurante. “O que faz com que haja essa diferença é o valor do ponto, da localidade ou da construção. Todos os nosso franqueados têm direito a equipe de treinamento de funcionários, financeiro, marketing etc.”

A rede, que possui 1.400 lojas no País, e cerca de 40 na região, não passa a projeção de lucro. Apesar disso, Lima garante que é um bom negócio. “Primeiro porque alimentação é uma coisa básica. Segundo, pois o nosso produto tem pouca concorrência, além de termos grande veiculação até com propaganda na televisão.”

Já a expectativa de lucro para a franquia do restaurante Tantra é de 20% a 30% sobre o montante, no prazo de 18 a 36 meses. Conforme esclarece a diretora da Troow (consultoria do restaurante) Elaine Bezerra, o que ajuda é o fato de a marca ser inédita na região. “O chefe faz todos os pratos porque é um trabalho muito artesanal, mas que consegue ser replicado em todas as unidades de forma que o cliente vai sempre sentir o mesmo gosto da comida. O diferencial é que há pratos e bebidas afrodisíacas no Dia dos Namorados.”

Por Renato Gerbelli e Yara Ferraz - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.