NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo domina luta olímpica em Piracicaba
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André está na elite do futebol brasileiro
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/11/2008 | Esportes
Federer encerra ano decepcionante
O suíço Roger Federer, campeão da Copa Masters por quatro anos seguidos (2003, 2004, 2006 e 2007), foi eliminado nesta sexta-feira do torneio de tênis disputado em Xangai, ao perder para o escocês Andy Murray por 2 sets a 1 com parciais de 4/6, 7/6 (7/3) e 7/5.

A derrota de Federer classificou para as semifinais o francês Gilles Simon, que venceu o tcheco Radek Stepanek (que substituiu o americano Andy Roddick, com uma lesão no tornozelo) por 6/1 e 6/4. No sábado, Simon enfrentará o sérvio Novak Djokovic pelas semifinais, enquanto Murray jogará contra o russo Nikolay Davydenko.

Esta foi a primeira eliminação do suíço nas semifinais da Copa Masters em sete participações.

Com esta eliminação, Federer termina da pior maneira possível o ano de 2008: além de ter conquistado poucos torneios, perdeu a liderança do ranking mundial para o espanhol Rafael Nadal, que o derrotou nas finais de Roland Garros e Wimbledon.

A vitória no US Open e a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim nas duplas, que ganhou ao lado de seu conterrâneo Stanislas Wawrinka, impediram que o ano fosse totalmente desastroso para o suíço.

Federer tentou vencer a partida desta sexta com uma atitude ofensiva para romper a resistência de Murray, conhecido por ser um dos melhores defensores do circuito.

E Murray começou perdendo o primeiro set, mas acabou virando o jogo sobre um Federer cansado e enfraquecido por uma lesão nas costas - que mesmo assim salvou sete set points antes de cair, no oitavo.

"Gostaria de ter vencido no primeiro set point, mas fiz algumas jogadas ruins e ele conseguiu alguns aces e jogou muito bem de revés. Roger estava um pouco cansado no final e eu sentia que ele lutava contra seus problemas físicos", disse Murray.

Federer, vencedor de 13 Grand Slams ao longo de sua carreira, também sofreu com problemas estomacais.

"Uma vez na quadra, não abandono. Você tem que me dar uma bolada no olho. Então pode ser, mas caso contrário, não saio. O corpo doía. Normalmente uma partida de três sets não dura tanto, mas foi uma pena não ter resistido como deveria", lamentou Federer após a derrota em Xangai.

Murray, 21 anos, está tendo um magnífico final de temporada, com vitórias no Masters de Madri e no torneio de São Petersburgo, que o ajudaram a fechar o ano na quarta colocação no ranking mundial.

O escocês perdeu apenas duas vezes neste final de temporada: para Federer, na final do US Open, e para o argentino David Nalbandian, nas quartas-de-final do Masters de Paris-Bercy.

Sem Nadal, que decidiu não disputar o torneio por conta de uma lesão, e agora Federer, eliminado, espera-se para o domingo uma final entre o terceiro do mundo, Novak Djokovic, e o quarto, Andy Murray.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.