NOTÍCIA ANTERIOR
Praia com água quente em Caldas Novas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Belos cenários
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/06/2008 | Turismo
Fé em Nova Trento
Fé e religiosidade estão presentes no caminho para a cidade de Nova Trento. Foi lá que morou desde os 9 anos a imigrante italiana Santa Paulina, a primeira santa do Brasil.

Foi também lá que a santa deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, dedicada a cuidar dos doentes e dos sofredores.

Mais precisamente no bairro de Vígolo está atualmente o Santuário da Santa Paulina, idealizado após a beatificação da Madre, em 1991, quando um grande número de fiéis começou a peregrinar até o local.

O complexo abriga o Santuário - com as capelas do Santíssimo e de Santa Paulina -, a igreja Nossa Senhora de Lourdes, velário, residência das irmãs e capelinha, cenário da vida de Santa Paulina, calvário, lojas que vendem lembranças da santa, entre outros.

O principal deles, sem dúvida, é o Santuário de Santa Paulina. cuja geometria da cobertura remete ao formato de duas mãos em prece, lembrando os muitos fiéis que visitam o local anualmente.

As principais vias de acesso são a escadaria central, com 113 degraus e a passarela com 170 metros de extensão, ligando o Casebre, onde a congregação teve início, com o santuário.

Com capacidade para 3.000 pessoas e a mesma quantidade em pé, a nave central do santuário foi projetada para facilitar a audição de todos em relação ao altar.

Biografia - Nascida em Vígolo Vattaro, em 16 de dezembro de 1865, Amábile Lúcia Visintainer (nome de irmã Paulina), veio para o Brasil dez anos depois.

Juntamente com sua amiga Virgínia Rosa Nicolodi começaram a cuidar dos doentes, a dar aulas de catecismo e a limpar a capela de São Jorge.

Em 1890, ambas acolheram e cuidaram de Ângela Lúcia Viviani, gravemente doente de câncer, dando início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Como religiosa, Santa Paulina fundou escolas, hospitais, educandários e lares geriátricos. Foi beatificada pelo papa João Paulo II em 18 de outubro de 1991 e foi canonizada, pelo mesmo, em 19 de maio de 2002, em Roma. Atualmente, a congregação tem continuidade pelas suas seguidoras.

Por Christiane Ferreira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.