NOTÍCIA ANTERIOR
Etanol sobe quase 13% em um ano com reajuste da gasolina
PRÓXIMA NOTÍCIA
Kombi permanece em linha e empregos são mantidos
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/12/2013 | Economia
Faturamento do comércio vai encolher 0,4% em 2013
Faturamento do comércio vai encolher 0,4% em 2013 Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
O comércio varejista do Grande ABC não terá um resultado tão animador neste ano em relação a 2012. Segundo estimativa da equipe de economia da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o faturamento do setor na região vai encolher 0,4% em 2013.

Muito desse resultado se deve à migração de consumo para outras localidades. Isso devido à grande integração dos municípios da Grande São Paulo. Mas também há o peso do comércio eletrônico, que tira a receita das empresas locais e acaba gerando resultados para cidades onde estão localizadas as sedes das companhias de vendas virtuais.

A entidade apresentou ontem as suas estimativas para a conclusão deste ano em sua sede, na Capital. Também revelou que para o Estado de São Paulo, há a esperança de que o comércio varejista amplie seu faturamento neste ano, sobre 2012, na ordem de 4%. “Grande parte disso estimulado pelo setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Se cresce 4%, esses bens representam metade”, disse o diretor executivo da Fecomercio-SP, Antonio Carlos Borges.

MUDANÇA - O assessor econômico da Fecomercio-SP Altamiro Carvalho explicou que é totalmente comum haver uma migração do consumo do Grande ABC para a Capital ou para outras cidades, como Osasco e Guarulhos, que tiveram alta nos faturamentos. “Como a massa de rendimento é igual em todo Estado, uns faturam muito e outros menos”, destacou. “Não é estanque”, agregou Borges.

“Você pode ter também trabalhadores que saíram do Grande ABC, apenas para ilustrar com um exemplo, e que estão consumindo na hora do almoço em Guarulhos, por exemplo. Não é estanque, como o Borges falou. Todas as cidades se comunicam”, disse o assessor econômico da entidade Fábio Pina.

Outra hipótese apresentada por Carvalho para que o resultado dos sete municípios atinja a queda de 0,5% em relação a 2012 é o baixo índice de consumo de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no varejo local. Para se ter noção, a estimativa da Fecomercio-SP é de que a receita do setor na região com esse segmento tenha expansão da ordem de 12,1%, menor resultado positivo no Estado de São Paulo.

Guarulhos, por exemplo, estima a equipe econômica, deve superar em 108,15% o faturamento de 2012 com eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Em seguida aparecem Ribeirão Preto (105,65%) e Osasco (100,8%).

“A questão é que os consumidores, para adquirirem esses bens duráveis, não medem esforços de mobilidade para comprar pelos menores preços”, destacou Carvalho. Ele destacou que o consumidor, atualmente, pesquisa muito. “Aí vai até a estação, pega um trem, o Metrô, desce em São Paulo (Capital) e faz a compra aqui.”

Pina pontuou ainda que o comércio eletrônico potencializa a migração de consumo do Grande ABC para outras cidades, principalmente se tratando de bens duráveis. Isso tendo em vista que as sedes das controladoras dos sites muitas vezes não estão localizadas dentro da região.

Em setembro, último resultado divulgado pela entidade, as lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos faturaram R$ 83,1 milhões no Grande ABC. O valor representa 3,3% do total do comércio varejista regional. Os supermercados estão na frente com 29% da participação. No entanto a Fecomercio não estimou resultados para o ano de 2013 ao segmento na região.

Natal entra na esteira e dezembro terá queda de 0,5%

Pelas estimativas da Fecomercio-SP, o Natal do comércio varejista do Grande ABC seguirá a mesma tendência da previsão de faturamento para o ano. A equipe econômica da entidade acredita que os empresários observarão suas receitas diminuindo 0,5%, em média, em dezembro sobre igual período de 2012.

Desta maneira, a região ficará abaixo da média estadual. Segundo a entidade que representa os comerciantes paulistas, o comércio varejista do Estado de São Paulo atingirá um incremento da ordem de 3,3% no faturamento de dezembro, frente ao mesmo mês do ano passado. Os resultados foram divulgados ontem.

Guarulhos, com previsão de expansão no faturamento de 47,1%, e Osasco, com 18,6%, são os locais em que o comércio varejista apresentará o melhor desempenho no último mês deste ano frente a dezembro de 2012, estimou a Fecomercio-SP.

Por Pedro Souza - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.