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DATA DA PUBLICAÇÃO 27/11/2014 | Tecnologia
Fãs contam como 'World of Warcraft' mudou suas vidas
Cofundador da Blizzard, Mike Morhaime, conta ao G1 bastidores do game.

Jogo de RPG online comemora 10 anos; veja vídeo com entrevistas.


Após 10 anos de vida, o RPG online massivo "World of Warcraft" soma hoje 10 milhões de assinantes. Muitos jogaram, largaram o game, mas, segundo os fãs, todos acabam retornando para o "WoW". É o game do gênero que mais tempo dura no mercado com tantas pessoas ainda jogando. O motivo de tanto sucesso está na grande quantidade de conteúdo, na história que se expandiu para fora do jogo e, principalmente, na parte social de jogar ao lado de amigos e desconhecidos, cirando novas amizades.

O RPG online "World of Warcraft", da Blizzard, completa 10 anos. Com cinco pacotes de conteúdo extra lançados desde 2004, 'WoW' tem mais de 10 milhões de assinantes e se tornou um fenômeno cultural e comercial em todo o mundo. Para comemorar a data, o G1 conta histórias de fãs do jogo.

Durante a feira BlizzCon 2014, que aconteceu no início de novembro nos Estados Unidos, o G1 conversou com fãs de "World of Warcraft" que contam os motivos de o jogo ainda fazer tanto sucesso e o que os faz continuar jogando. Para alguns, "WoW" chegou a mudar suas vidas. Assista ao vídeo acima.

Mike Morhaime, cofundador e presidente da Blizzard, em entrevista ao G1, conta bastidores da criação do game. "Sempre acreditei no projeto, mas nunca imaginei que ele seria tão popular como é hoje", conta Morhaime. "Sabíamos desde a fundação da empresa que o caminho dos games seria criar mundos virtuais e sempre queríamos algo assim. Quando surgiu a oportunidade, não tinha dúvidas de que era isso que deveríamos fazer".

Ele conta que, no início, a Blizzard começou a desenvolver "World of Warcraft": criou um jogo com uma parte online para diversos jogadores e outra para apenas um jogador. "Eram dois games distintos em um. Nos livramos da parte 'single player' para apostar apenas na parte online. Deu certo", explica o executivo. "Tivemos outros jogos muito populares, mas nenhum foi tão social quanto 'WoW'. Isso foi a chave do sucesso do game."

Por Gustavo Petró Do G1, em Anaheim (EUA) - O repórter viajou a convite da Blizzard
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