NOTÍCIA ANTERIOR
Mini apresenta o novo Cooper Coupe
PRÓXIMA NOTÍCIA
Toyota apresentará esportivo híbrido durante as 24h de Nurburgring
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/06/2011 | Veículos
Farol xenon ainda é instalado na Região
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no início deste mês uma portaria que proíbe a instalação de kits de iluminação xenon em veículos. A medida prevê multa para quem for pego conduzindo automóveis e motos que não possuem o registro da mudança no documento. No entanto, como o órgão não possui capacidade de fiscalizar o comércio, na prática, a portaria impossibilita apenas a regularização do equipamento. Assim, a medida não impede a venda dos kits e ainda é possível realizar a instalação dos faróis xenon normalmente em lojas especializadas da Região.

De acordo com o instalador da Tcharlys Tuning, de São Bernardo, José Marcelo, apesar da expectativa de queda das vendas, os consumidores continuam procurando a loja para a realização do serviço. “Como não recebemos nenhuma informação relacionada à venda dos kits de xenon, continuamos vendendo normalmente. O que fazemos é orientar os clientes sobre a portaria”, afirma. Cada kit de iluminação custa, aproximadamente, R$ 280 e o produto é geralmente importado da China.

O próprio Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) confirma que o órgão não possui caráter fiscalizador, por isso, não se responsabiliza pela autuação das oficinas que realizam a instalação dos kits. Apesar disso, o dono do veículo que for flagrado com o equipamento instalado sem a devida regularização poderá receber multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

Argumento – O Contran decidiu cancelar a autorização para o uso dos faróis de gás xenônio sob a justificativa de falta de segurança da adaptação do item em veículos que não saem com o equipamento da fábrica. Os faróis podem atrapalhar a visão de quem conduz no sentido contrário. Desde o início de 2009 era possível registrar a mudança no documento do carro e permanecer com a alteração de forma legal. Nestes casos, os proprietários poderão continuar utilizando o item até o sucateamento do veículo.

Por Vinicius Morende - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.