NOTÍCIA ANTERIOR
Idoso morre dentro de banheiro da UPA Centro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Arte é alvo de vândalos na região
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2015 | Setecidades
Farmácia registra longa espera
Farmácia registra longa espera Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
Mesmo em dias comuns, sem nenhum feriado próximo, a Farmácia de Alto Custo do Hospital Mário Covas, em Santo André, apresenta espera de até três horas. A equipe do Diário voltou na tarde de ontem à unidade para verificar se os problemas relatados em reportagem publicada no sábado continuavam, já que uma das alegações da Secretaria de Estado da Saúde na sexta-feira, quando a espera chegava a quatro horas, era a véspera do feriado de Tiradentes. Embora o local estivesse menos cheio, a demora ainda incomodava.

“Como venho sempre, chego ao absurdo de achar até rápido. Pego o Cibecol, para tratar o pulmão, há cinco anos”, disse a dona de casa Maria Dalvanio de Oliveira, 45 anos.

A cuidadora de idosos Celena Pereira de Assis, 68, disse que já chegou a ficar mais de dez horas no local. Ela pega medicamentos para asma. “Já esperei dias inteiros aqui. Tem fila para pegar senha, outra para triagem e só depois para pegar o remédio.”

Questionada, a Farmácia de Componentes Especializados do hospital esclareceu que em virtude do elevado número de feriados deste mês, os dias úteis para agendamento da retirada dos medicamentos foram reduzidos e, logo, o número de pacientes em cada dia aumentou, ocasionando espera maior. A farmácia distribui senhas até as 17h e quem chega até o horário é atendido.

OUTRAS RECLAMAÇÕES

A auxiliar administrativa Luciene Ferreira da Silva Oliveira, 43, foi internada com pedra no canal da urina. Após passar a noite em observação, teve alta ao meio-dia de ontem, porém, não recebeu atestado. “Fui muito bem atendida, mas o médico sumiu e não me deu o documento. Além de estar doente, vou perder dois dias de salário.”

O hospital afirmou que o profissional responsável pelo atendimento da paciente estava realizando cirurgia de urgência e não poderia interromper o procedimento para emitir o atestado. Ela pode procurar a unidade hoje e solicitar o documento.

Já o motorista Aldemir Arejano, 54, passou no ortopedista por causa de uma artrose. Ele foi orientado a retornar em três meses. “Na hora em que fui fazer o agendamento, disseram que só tinha para outubro. Comecei a brigar e aí mudaram para julho.”

O hospital afirmou que desconhece qualquer problema no agendamento da consulta de Arejano. O dia foi definido de acordo com a gravidade do caso e com as datas disponíveis.

Programa de trainees foi cancelado em 2015

Neste ano, a administração do Hospital Mário Covas cancelou o programa de trainees, realizado anualmente. No site ReclameAqui, pessoas que se inscreveram chegaram a dizer que a taxa paga não havia sido devolvida.

O hospital afirmou que o programa não tem relação com processos de admissão ou de concurso para contratação de profissionais. O que é oferecido é um treinamento gratuito (mediante pagamento de taxa de inscrição) para os profissionais das áreas de enfermagem, terapia ocupacional e fisioterapia. Após o período, constatada a necessidade no momento, aqueles que realizaram o programa podem ser aproveitados na unidade, mas a contratação não está estipulada nas normas.

O Mário Covas alegou que a edição deste ano foi suspensa porque o quadro de funcionários da unidade, que tem em torno de 1.800 colaboradores, está completo. Os 13 inscritos no programa foram informados sobre a suspensão e tiveram os valores da taxa de inscrição restituídos, porém, quatro candidatos não compareceram à unidade para receber o valor. Eles podem procurar o setor de gestão de pessoas ou o centro de estudos do hospital para ter a restituição.

Por Yara Ferraz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6229 dias no ar.