NOTÍCIA ANTERIOR
Onda de violência na Região causou 41 mortes em novembro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em Diadema, 400 mil ficam sem água nesta terça-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/12/2012 | Setecidades
Família abre suas portas para exibir presépio
Família abre suas portas para exibir presépio
Quem olha a casa de portão vermelho no número 847 da Rua Marlene, em São Caetano, não imagina que na sala está montado presépio de quatro metros, com mais de 400 peças. A tradição é mantida pela família há 62 anos.

A precursora da ideia foi a mãe de Therezinha Aparecida Gianguini, 75 anos. "Ela não se contentava em comprar só uma peça. Voltava para casa com tudo o que tinha na loja. Por isso que ele é desse tamanho", explicou a aposentada, que manteve a tradição. O processo da montagem leva três dias e, neste ano, ela teve ajuda da filha, Adélia de Jesus Talpo, 52, e do genro, João Antônio Talpo, 56. "No começo, minha avó fazia só para a família, mas há 30 anos está à disposição de quem quiser ver", disse Adélia.

Na estante ficam dois cadernos com a lista de presença, que fazem Therezinha relembrar alguns visitantes. "Uma vez uma noiva veio aqui porque ela ia casar em um mês, mas a loja que tinha feito o vestido fechou sem dar satisfação. Ela fez o pedido ao presépio e conseguiu reaver o vestido. Voltou e trouxe um anjinho para enfeitar a montagem."

Enfeites, no entanto, quase não cabem mais no presépio. Se algum visitante quiser fazer uma doação, a preferência é por mantimentos, roupas ou dinheiro. Toda a arrecadação é revertida para igrejas e instituições do bairro Oswaldo Cruz.

Em média, 150 pessoas passam por ali a cada Natal. "Vem gente de toda a região e até de Santos. Às vezes, vou no portão e chamo quem estiver passando para entrar e dar uma olhada", afirmou Therezinha.

IGREJAS

Todas as paróquias do Grande ABC têm presépios, mas algumas prepararam montagens que valem a visita. Na Matriz de São Caetano, grupo de cinco mulheres é responsável pelas representações há 3 anos.
A montagem levou o dia todo para ficar pronta. "Dá trabalho, mas é muito prazeroso. Em batizados, os pais fazem questão de tirar fotos com o presépio de fundo", disse a professora Carmem Fátima Ferreira, 57.

Ela, que é voluntária da igreja católica, garantiu que de todos os símbolos natalinos, o mais importante é o presépio. "Apesar de a árvore significar vida, o essencial é a cena do nascimento de Cristo. O resto é enfeite." A Diocese de Santo André também incentiva às famílias católicas a separar um lugarzinho nobre da sala para a montagem.

A única coisa que falta na Matriz é o Menino Jesus que, como pede a tradição, será colocado na manjedoura somente na véspera do Natal.

Outros locais que valem a visita são a Paróquia Nossa Senhora da Candelária (Rua Castro Alves, 781, bairro Oswaldo Cruz, São Caetano), disponível a partir do dia 10; e a paróquia São João Batista, no Largo do Rudge Ramos, em São Bernardo, onde haverá exposição de presépios do dia 1º ao dia 15, no Salão Paroquial.

Por Caroline Garcia - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.