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DATA DA PUBLICAÇÃO 16/09/2016 | Setecidades
Falta acessibilidade para idosos na estação de trem de São Caetano
Falta de equipamentos, como escada rolante e elevador, dificulta a locomoção de idosos e deficientes

A estação de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de São Caetano não conta com escada rolante ou elevador, equipamentos básicos para proporcionar acessibilidade à idosos e deficientes físicos. A principal reclamação dos munícipes é a escada que tem que ser percorrida para chegar de uma plataforma para outra.

A aposentada Minirvina da Silva, de 70 anos, sofre de artrose, hipertensão e problemas na coluna e, no sacrifício, tem que se locomover pelas escadas. "Para uma pessoa da minha idade é muito complicado ter que percorrer tudo isso por falta de elevador ou escada rolante. O médico me indicou exercícios físicos, mas não em escadas, tenho que andar em superfície plana apenas", explicou.

Outro ponto que Minirvina cita é a falta de empatia da população e dos funcionários. "Às vezes as pessoas acham que estamos fingindo que estamos cansados e com dor. Isso acontece tanto na escada como dentro do vagões, quando precisamos de um assento e ninguém cede para a gente", lamentou.

O aposentado Rubens Bissaco, 80 anos, não se incomoda com a falta de elevadores e escada rolante, mas se solidariza com outros idosos. "Costumo fazer exercícios, então a falta de estrutura não me afeta tanto. Mas não sou só eu de idoso que frequenta a estação. Têm idosos que usam bengala e mesmo assim tem que passar pelas escadas", disse.

A estação São Caetano faz parte da linha 10-Turquesa da CPTM, que liga o Brás, na zona Leste de São Paulo, a Rio Grande da Serra, no ABCD.

Em nota, a CPTM esclareceu que tem como meta tornar todas as estações acessíveis. Além disso, infomou que das 92 estações existentes, 47 já foram adequadas de acordo com as normas de acessibilidade.

No caso das estações da Linha 10-Turquesa, a CPTM afirmou que aguarda a liberação de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade, para contratar a modernização da estação.

FALTA DE INFORMAÇÃO

A falta de infraestrutura também confunde os usuários, já que pela ausência de informação a maioria não sabe a quem reivindicar a melhoria. Moradores dizem que procuraram a Prefeitura de São Caetano para reclamar sem saber que a estação de trem é de responsabilidade do governo do Estado.

“Tentei reclamar na Prefeitura, aí eles me informaram que não era de responsabilidade deles e que eu deveria procurar a CPTM na própria estação. Acho que a falta de informação atrapalha nesses momentos e não é somente nessa questão. Os órgãos muitas vezes não especificam se o problema é de responsabilidade da prefeitura, do governo estadual ou federal”, lamentou o comerciante José Gonçalves, 57 anos.

Por Diego Brito - ABCD Maior
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