NOTÍCIA ANTERIOR
Luos e Código de Obras têm alterações mínimas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Plano Municipal de Saneamento Básico de Mauá é referência
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/05/2014 | Cidade
Faculdade de Medicina em Mauá: Governo avalia município
O relatório consolidado será analisado por técnico do Ministério da Educação para emissão do parecer final. A expectativa é que o anúncio ocorra no segundo semestre.

Uma equipe formada por profissionais dos ministérios da Educação e da Saúde esteve em Mauá durante dois dias dando sequência ao processo de avaliação para autorizar o município a implantar a faculdade de Medicina. A intenção da cidade foi oficializada no mês de outubro, dentro da proposta do Programa Mais Médicos, com o encaminhamento de documentação detalhando a rede de saúde do município.

No final do ano o Ministério da Educação selecionou a cidade para prosseguir no processo de avaliação e passar por vistoria. Técnicos do Ministério da Saúde e professores de universidades federais, ligados ao Ministério da Saúde, realizaram visitas em diversos equipamentos de saúde da cidade. Além do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e da Santa Casa a vistoria por amostragem alcançou equipamentos da atenção básica, atenção especializada, rede de urgência e emergência e núcleo de vigilâncias.

O relatório consolidado será analisado por técnico do Ministério da Educação para emissão do parecer final. A expectativa é que o anúncio ocorra no segundo semestre, mas não há data definida.

“É bom lembrar que a vistoria não é excludente. Se houver necessidade poderemos reavaliar ou atualizar algum dado, ” destaca o dr. Francisco de Assis Lopes, representante legal de Mauá junto ao Programa Mais Médicos. “A Residência Médica no Hospital Nardini e os convênios para campos de ensino que viabilizam diversos estágios na área de saúde pesam favoravelmente ao município, ” avalia.

Sendo habilitado para implantar o curso de medicina Mauá terá de abrir chamamento público a fim de selecionar uma instituição de ensino interessada em ser parceira no processo. As regras e condições do chamamento deverão ser definidas com o Ministério da Educação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que tem a responsabilidade de reordenar a grade curricular dos cursos de medicina a fim de inserir o SUS no processo pedagógico.

“Residência médica, faculdade de medicina, estágios e educação permanente fazem parte de um projeto de rede escola que estamos articulando para o município, ” afirma Francisco.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.