NOTÍCIA ANTERIOR
Facebook enfrenta processo nos EUA por função de marcar fotos
PRÓXIMA NOTÍCIA
WhatsApp ganha programa para computadores com Mac e Windows
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/05/2016 | Tecnologia
Facebook vence recurso na China contra empresa que usava seu nome
Fábrica de bebidas usava nome da rede social para produtos comestíveis.

Na semana passada, Apple perdeu processo semelhante no país.


A justiça chinesa deu razão à rede social americana Facebook em um processo contra uma empresa que utilizava seu nome, dias depois de rejeitar um processo semelhante movido pela Apple relacionado com a sua marca iPhone.

As autoridades chinesas haviam autorizado em 2014 uma fábrica de bebidas registrar a marca "face book" para produtos comestíveis, mas uma liminar ordenou o governo a rever a sua decisão. A fábrica recorreu, mas o Tribunal Popular Superior de Pequim indicou em um comunicado, citado nesta segunda-feira pela televisão estatal CCTV, que negou o recurso.

O tribunal considerou que a empresa Zhongshan Pearl River, da província de Guangdong, não deveria ter sido autorizada a utilizar a marca. Este uso "atenta contra os valores intrínsecos das marcas registradas e perturba os procedimentos normais de registros comerciais", afirma o comunicado, emitido no mês passado. Consequentemente, tais atos "devem parar", acrescenta.

O Facebook não quis comentar o caso.

A rede social está bloqueada há anos na internet chinesa, assim como outros portais estrangeiros, como Google e New York Times, sob uma rigorosa política de censura imposta pelo regime comunista. Apesar da proibição, a empresa americana conseguiu desenvolver negócios na China, através de contratos com empresas e municípios.

Em março, no âmbito de uma estratégia de relações públicas, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, desafiou um espessa névoa de poluição durante uma corrida sem máscara protetora na Praça Tiananmen, em Pequim.

A Apple teve menos sorte do que o Facebook. Na semana passada, um tribunal de Pequim decidiu em favor de uma empresa de produtos de couro que desde 2007 utilizava a marca "IPHONE", similar aos smartphones da empresa americana 'iPhone'.

Por G1 - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.