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DATA DA PUBLICAÇÃO 25/11/2016 | Tecnologia
Facebook envia cheque de US$ 15 a pessoas com perfil usado em anúncio
Facebook envia cheque de US$ 15 a pessoas com perfil usado em anúncio Cheque enviado pelo Facebook a um usuário que processo a empresa por ter perfil usado na modalidade de anúncio 'Histórias Patrocinadas'. (Foto: Reprodução/Twitter/Michael Goodwin)
Cheque enviado pelo Facebook a um usuário que processo a empresa por ter perfil usado na modalidade de anúncio 'Histórias Patrocinadas'. (Foto: Reprodução/Twitter/Michael Goodwin)
Cerca de 614 mil americanos receberam dinheiro após entraram na Justiça.

Acordo para encerrar ação 'Histórias Patrocinadas' previa indenização.


O Facebook começou a enviar cheques de US$ 15 a norte-americanos na semana passada. O pagamento não é uma remuneração pelo que esses usuários publicaram ou compartilharam na rede social, mas uma indenização por terem fechado acordo com a empresa, que aceitou pagar US$ 20 milhões para encerrar ação movida por eles na Justiça.

“Alguém mais recebeu seu cheque de US$ 15 do Facebook hoje?”, perguntou no Twitter Patrick Palmer, morador de Iowa. “Que semana divertida para receber pelo correio um cheque do Facebook referente a um acordo de ação coletiva”, comentou no Twitter Michael Roston, editor do jornal “New York Times”. Eles foram algumas das pessoas que recorreram a redes sociais para falar que receberam dinheiro do Facebook.

Os cheques começaram a ser chegar em 17 de novembro aos quase 614 mil usuários norte-americanos do Facebook que se queixaram das “Histórias Patrocinadas”.

Entenda o caso
O processo foi aberto em 2011 por cinco pessoas, que reclamavam das “Histórias Patrocinadas”, uma modalidade de anúncio que indicava usuários como promotores de uma marca, produto ou serviço após terem "curtido" a página correspondente no Facebook.

Aposentada em 2014, essa forma de propaganda, argumentavam os reclamantes, informava aos amigos quando eles haviam "curtido" algum link e usava os perfis deles para endossar marcas sem pagá-los por isso. Além disso, não era possível desabilitar o mecanismo.

Para se livrar do processo judicial, o Facebook fechou um acordo na Justiça dos Estados Unidos em agosto de 2013. Além de aceitar pagar os US$ 20 milhões, a rede social se comprometeu a dar aos usuários mais controle sobre como seu conteúdo era compartilhado.

O processo judicial indica que as “Histórias Patrocinadas” renderam US$ 234 milhões ao Facebook entre janeiro de 2011 e agosto de 2012.

Apesar de o processo ter sido inicialmente movido por cinco pessoas, outros usuários norte-americanos do site que se sentissem lesados também se juntaram a eles na ação coletiva. O prazo para ingresso terminou em maio de 2013.

A Justiça dos EUA decidiu que, do total, US$ 9 milhões deveriam ser divididos entre os milhares de reclamantes que não iniciaram a ação coletiva.

Por G1, em São Paulo
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