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DATA DA PUBLICAÇÃO 18/03/2015 | Economia
Fabricante da região aposta em inovações nos ovos de Páscoa
 Fabricante da região aposta em inovações nos ovos de Páscoa Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
Com a aproximação da Páscoa, que neste ano se comemora dia 5 de abril, os fabricantes de produtos alimentícios já podem ver interesse do consumidor em produtos para a data. Nesta época do ano, o faturamento com ovos de chocolates pode representar até 30% das vendas anuais. Para se diferenciarem do mercado, que conta com produtos tradicionais, de marcas conhecidas e mais em conta, indústrias de doces e confeitos da região apostaram na inovação de ingredientes, embalagens e formatos. E há empresas acreditando em crescimento de até 50% nos resultados.

A Padaria Brasileira, com matriz em Santo André, que vem de uma trajetória tradicional no preparo de produtos de Páscoa, inovou com a diversidade de itens à venda e lançamentos para a data. “Apesar da crise econômica que abrange todo o comércio, já percebemos uma aceitação positiva desde a ultima semana em relação aos nosso produtos. A expectativa é que o crescimento em comparação ao ano passado seja de 10%” comenta o diretor Henrique Afonso Junior.

No mesmo período de 2014, a padaria vendeu 5.782 itens específicos, que gerou um faturamento de R$ 120 mil. Esse total representa aumento geral de 4% em relação a meses convencionais. Comparando com as vendas de doces, o percentual sobe para 18%. Entre os itens mais comercializados, se destacam o bolo de Páscoa, com 2.000 unidades consumidas e ovos de colher, com 3.522 unidades vendidas.

A fabricante de chocolates Suklaá, de Santo André, também espera um resultado mais positivo do que no ano passado. Isso porque, há sete anos no mercado distribuindo para revendedores, a empresa neste ano inaugurou uma loja física.

“Geralmente é no período de Páscoa que atingimos cerca de 30% do nosso faturamento anual. Mas neste ano em específico, estamos mais positivas”, conta uma das sócias, Ligia de Barros Gennari. “Investimos em muita divulgação e abrimos nossa loja. Acreditamos que nossas vendas sejam cerca de 50% maiores em relação aos anos anteriores.”

SABORES - As empresas investiram em produtos mais elaborados como estratégia de vendas. A Suklaá traz três opções com sabores diferenciados para conquistar os clientes. Ovos recheados de chocolate ao leite com banana e canela, chocolate branco trufado com cookies e um de especiarias – canela, cravo e gengibre que, segundo Ligia, “dá sensação de pão de mel”.

As embalagens também ficaram mais caprichadas neste ano. Os ovos da Suklaá podem ser encontrados envoltos em tecidos. Além disso, caixas decoradas com chocolates também são uma boa opção para quem quer presentear.

A Padaria Brasileira traz novos sabores dos itens mais procurados. Nos ovos de colher, a novidade fica por conta dos recheios de creme brûlée, banana e bem-casado. Já o bolo de Páscoa tem o lançamento de leite condensado. Além disso o “ovo de pote” também é atração inusitada, que vem numa embalagem diferenciada, com lascas de chocolate. Os sabores podem ser de brigadeiro, de limão e brigadeiro brûlée.

Para o diretor da Brasileira, essa é a estratégia para conseguir se destacar dos produtos tradicionais oferecidos no varejo. “Não temos como disputar com os supermercados, por exemplo. Além dos produtos que o consumidor já conhece, os preços são mais acessíveis. Investimos então em um produto mais trabalhado, feito para um público mais exigente e que pode ser visto não só como um alimento, mas também como um presente.”

DOBRO - Conforme foi apurado pela equipe do Diário na semana passada, o custo médio de ovos entre 240 g e 270 g de marcas conhecidas como Nestlé e Lacta sai por volta de R$ 28,36. Já os da Suklaá podem custar até o dobro. O de especiarias, de 220 g, custa R$ 58, o trufado branco com cookies, 300 g, R$ 65, e banana com canela 210 g, R$ 23. O bolo de Páscoa da Padaria Brasileira custa R$ 11,90 o pequeno e R$ 18,50 o grande. Os ovos de pote de 280 g ficam R$ 21,50.

A sãocaetanense Maria Alice Santana, 51 anos, secretária executiva, não se importa em pagar mais. “Vale o investimento. Além da garantia de qualidade, os ovos ganham um caráter especial por serem feitos com mais cuidado dos que encontramos no mercado.”

Por Marina Teodoro - Especial para o Diário
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