NOTÍCIA ANTERIOR
Escolas de Mauá vão desfilar na Vila de Paranapiacaba
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ministério da Saúde lança campanha de carnaval com foco nas mulheres acima dos 50 anos
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/02/2009 | Cidade
Expulsão de Damo seria manobra contra Vanessa
A suspensão do diretório municipal do PV de Mauá e a possível expulsão do prefeito Leonel Damo (PV) seriam uma tática adotada pela executiva estadual do partido para forçar a saída da deputada estadual Vanessa Damo da sigla antes da eleição de 2010.

A manobra política seria comandada pelo prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), chefe da executiva regional da legenda, que se desentendeu com Vanessa durante a campanha eleitoral do ano passado, quando a parlamentar optou por apoiar o então candidato do PSDB, Valdírio Prisco, à Prefeitura da cidade.

A decisão de Volpi culminaria, inclusive, com a possiblidade do verde concorrer em 2012 à Prefeitura de Mauá. A articulação para saída de Damo ainda possibilitaria a ascendência de Átila Jacomussi (PV), vereador mais votado da sigla no Grande ABC, como liderança verde na cidade.

Átila explica, no entanto, que apesar dos comentários, prefere sair candidato a deputado federal em 2010. " Já temos uma deputada na cidade, que está fazendo um bom trabalho. Infelizmente, Leonel não fez uma administração satisfatória. Fui até o ano passado muito criticado, visto como rebelde dentro do partido porque tinha postura mais independente quanto ao Executivo. Tentei contrabalancear os interesses partidários", diz.

Questionado sobre a possível manobra, Átila é cauteloso nas palavras. "Fui o vereador mais votado. Apareci como nome forte do partido nas eleições. Seria uma honra ganhar mais espaço dentro do partido. Mas o Volpi é quem responde pela executiva regional, espero uma manifestação direta dele ou da executiva para discutir o assunto", argumenta.

Alvo das discussões, Vanessa reafirma que acredita em perseguição política, mas defende que lutará para permanecer na legenda. "O PV é meu primeiro partido. Pretendo concorrer em 2010 pela legenda. Mas sei que existem episódios obscuros sobre a possível expulsão do meu pai. Tenho uma reunião na executiva amanhã (hoje) e espero que tudo seja tratado de maneira transparente."

Procurado, Clóvis Volpi não retornou as ligações até o fechamento desta edição.

Diretório - A suspensão do diretório municipal foi confirmada segunda-feira pela presidente da comissão de ética da executiva estadual do PV, Mara Prado, pela decisão do comando local em apoiar o candidato do PSB Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra, e não lançar candidatura própria. Além disso, outro fator pode ser um peso extra contra Vanessa Damo: seu marido, José Carlos Orosco, responde interinamente pela presidência do partido na cidade há duas semanas.

A deputada diz que a suspensão não foi confirmada pela executiva e descarta que a decisão tenha relação com a nomeação de Orosco. "Houve uma reestruturação do partido na maioria do Estado. Por enquanto, a direção municipal continua funcionando normalmente. Orosco milita no partido há muito tempo e conquistou o cargo por mérito. Não acredito em qualquer ligação da sua nomeação com a suspensão do diretório", conclui.

Por Paula Cabrera - Diário do Grande ABC / Foto: diariometropolitano.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.