NOTÍCIA ANTERIOR
Miss Minas Gerais vence o concurso Miss Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Megaprodução ''A Bela e a Fera'' estreia em S. André
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/05/2010 | Cultura
Expresso Turístico chega junto com Festival de Inverno
O Expresso Turístico, que fará o trajeto entre a estação da Luz, em São Paulo, e Paranapiacaba, em Santo André, começa a funcionar em julho, concomitantemente ao Festival de Inverno. O trem é um projeto do governo do Estado para incentivar o turismo em pontos da malha férrea.

Anunciado para 2009, o projeto sofreu atraso devido à negociação entre a prefeitura, a Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) e a MRS Logística, detentora da concessão do trecho da vila ferroviária. Esse será o terceiro trajeto a ser inaugurado. Com partida da estação da Luz, os passageiros podem conhecer Mogi das Cruzes e Jundiaí.

As viagens vão ocorrer a cada 15 dias, sempre aos domingos. O trem partirá da estação da Luz pela manhã - com parada na estação da Mooca e de Santo André – retornando de Paranapiacaba no final da tarde. A assessoria de imprensa da CPTM informou que o valor da passagem ainda está em estudo.

O secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Sélio Mendes Júnior, afirmou que havia muitos pontos a serem discutidos entre as partes e que uma nova parada será construída na vila. “Será algo simples e provisório. Basicamente será um tablado com uma cobertura”, disse.

A nova parada deverá ser utilizada por dois anos, enquanto a prefeitura dá início aos trabalhos de restauro de um galpão localizado próximo ao Viradouro. “Essa foi uma exigência dos grupos de preservação”, explicou o secretário.

A obra de restauro do galpão está orçada em aproximadamente R$ 1,5 milhão e será realizada em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Ama Brasil. A estimativa é que com o início da operação do trem haja aumento de 35% no número de turistas na vila. “Acreditamos que no futuro esse número chegue a 50%. Para receber essa demanda, vamos oferecer qualificação aos monitores”, adiantou.

Os turistas vão viajar em dois vagões modelos Budd 1965, doados pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Por Leonard Almeida - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.