NOTÍCIA ANTERIOR
Trem faz viagem turística para Paranapiacaba, na Grande SP, a partir de domingo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Oktoberfest usa bactéria para combater mau cheiro
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/09/2010 | Turismo
Expresso Turístico chega a Paranapiacaba
O Expresso Turístico, operado pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), fez viagem inaugural para convidados entre as estações da Luz, no Centro da capital paulista, e de Paranapiacaba nesta sexta-feira (17/09). A Vila é o terceiro destino a receber o serviço. Os primeiros foram Mogi das Cruzes e Jundiaí. O Expresso Turístico foi viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Santo André, a CPTM, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a MRS Logística.

O trem saiu às 10h da Estação da Luz e chegou ao destino final cerca de uma hora e meia depois. O percurso de 48 quilômetros é feito ao longo da Linha 10-Turquesa da companhia. A operação comercial do trem começa neste domingo (19/09). Para receber os passageiros, a Prefeitura de Santo André construiu estação ao lado do antigo galpão, anteriormente utilizado como garagem de locomotivas, próxima ao Viradouro, na Parte Baixa de Paranapiacaba .

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), afirmou que houve empenho na busca de apoio para que o Expresso Turístico passasse a operar. "Tinha muita gente apaixonada por ferrovias trabalhando neste projeto, e esse é o segredo para que tudo dê certo", disse, sem especificar quais são os planos de melhoria de estrutura da Vila, que hoje apresenta sinais de abandono e uma ponte em mau estado.

Quinzenais - A partir de agora, os passeios serão quinzenais, sempre aos domingos, com saída às 8h30 da manhã da estação da Luz, e parada na estação de Santo André. O retorno será no fim da tarde, com parada em Santo André e chegada à estação da Luz. Será usada a mesma composição que já opera os roteiros de Jundiaí e Mogi das Cruzes, com locomotiva a diesel e dois carros reformados pela CPTM, que transportam 174 passageiros.

O presidente da CPTM, Sergio Avalleda, explicou que a viagem será quinzenal por conta da disponibilidade de trens. "Se tivermos condições de criar novos carros através de parcerias, o passeio será semanal. Esse é um plano de longo prazo", disse, acrescentando que é uma satisfação contribuir para a conexão de passageiros na vila ferroviária mais importante do País.

O valor da passagem de ida e volta para quem fizer todo o percurso, a partir da Luz, será de R$ 28. Já os passageiros que embarcarem em Santo André terão de desembolsar R$ 25 pelo bilhete de ida e volta. No caso de grupos de até quatro pessoas haverá desconto de 50%. As passagens podem ser adquiridas diretamente na bilheteria da Estação da Luz entre 6h e 18h30, ou na bilheteria da estação Prefeito Celso Daniel, das 8h às 17h. A disponibilidade de lugares para os três destinos pode ser conferida no site www.cptm.sp.gov.br.

Por Marina Bastos - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.