NOTÍCIA ANTERIOR
Estudantes de Mauá já produziram 8.000 textos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Release: A Salamanca do Jarau
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/09/2010 | Cidade
''Expresso Cegonha'' vai garantir transporte seguro do bebê, da maternidade até em casa
A Prefeitura de Mauá quer garantir que os bebês nascidos na Maternidade do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini voltem em segurança para casa após a alta hospitalar. Para isso, o Projeto Expresso Cegonha começa a funcionar no Hospital a partir de sábado (18), às 9h, início da Semana Nacional de Trânsito. O Expresso Cegonha é a primeira ação do Programa de Saúde no Tráfego, criado pela Secretaria de Saúde, que vai transportar as mães e os recém-nascidos na Maternidade do Hospital Nardini.

O secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior, afirma que Mauá é pioneira no transporte seguro dos bebês. "A segurança das crianças está em primeiro lugar, ainda mais agora, com as mudanças na Lei de Trânsito", diz o secretário. Hoje, o município já garante a realização de pré-natal na rede municipal de Saúde, o incentivo ao aleitamento materno e a primeira consulta da criança até 10 dias após a alta. Em Mauá, a mãe também garante agendamento com ginecologista após o parto e dentista para a criança. "A nossa preocupação também é que as mães saibam como prevenir os acidentes com seus bebês”, explica o diretor do Departamento da Saúde da Criança e do Adolescente, Rogério do Prado.

A expectativa da Secretaria é de que sejam transportados cerca de cinco recém-nascidos por dia. “Algumas mães não têm veículo próprio e esse procedimento vai permitir maior tranquilidade para elas”, finaliza o secretário. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana. Segundo o secretário da pasta, Renato Moreira, o Programa de Saúde no Tráfego “será benéfico para prevenir gravidade das lesões resultantes dos acidentes automobilísticos e, em alguns casos, preservar a vida.”

Dois berços portáteis porta-bebê serão usados para transportar as crianças e reduzir o risco no trajeto de saída da Maternidade e chegada à residência. Este tipo de equipamento deve ser utilizado para transporte desde o nascimento até um ano de idade ou até que a criança tenha, aproximadamente, 8 kg. Para orientar as famílias que tiverem automóvel próprio, 10 profissionais do Hospital passaram por treinamento. Eles estão capacitados para proceder uma alta hospitalar monitorada e falar sobre o uso de equipamentos de segurança e as formas ideais de locomoção. A média de nascimentos no Hospital é de 180 crianças por mês.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.