NOTÍCIA ANTERIOR
Passeio de metrô pelo centro inclui petiscos e vista panorâmica de São Paulo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ciclovias são opção saudável para tour em Montevidéu
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/03/2012 | Turismo
Exposição em Nova York recupera moda juvenil dos anos 1960
Um vestido diminuto estampado com a imagem de Bob Dylan ou sandálias com os rostos dos Beatles são algumas das peças reunidas em Nova York na exposição "Terremoto Juvenil - A revolução da moda de 1960", que retorna a essa década na qual os jovens começaram a lançar tendências.

A mostra, organizada por estudantes do Fashion Institute of Technology (FIT), possui 30 artigos, procedentes da coleção permanente de seu museu, que abrangem o movimento mod e hippie, porque "os anos 1960 seguem fascinando muita gente", afirmou à agência Efe Cassidy Zachary, curadora da exposição.

"Foi um período realmente divertido, estimulante para muitos estilistas e muito revolucionário, já que a partir desta década os jovens, que até então não tinham mais opção do que vestir-se como seus pais, começaram a decidir o que era moda", comentou Cassidy.

A revista "Vogue" cunhou o termo "terremoto juvenil" para referir-se à "ebulição da juventude em todos os campos", fosse na política, na sociedade ou na cultura, algo que também atingiu a moda, que se viu sacudida por desenhos "atrevidos, inovadores e muitas vezes provocativos", segundo a curadora.

Minissaias, botas longas, novos materiais de confecção como o plástico e o metal, cores intensas e estampas inspiradas na música pop inundaram os estúdios dos estilistas e as lojas de roupa londrinas nessa década, e por isso a capital britânica se transformou no epicentro deste terremoto que foi a estética mod.

Estilo que logo foi exportado para outras cidades como Paris e Nova York, para se transformar em um produto de consumo generalizado, adotado por estilistas de alta costura como Yves Saint Laurent e comercializado pelas grandes marcas a preços acessíveis para uma classe média de jovens que cada vez tinham maior poder aquisitivo.

No final dessa década, a estética mod se viu substituída pela influência do movimento hippie, "cujas amplas saias de algodão até os pés e suas blusas camponesas de inspiração étnica obtidas em lojas de segunda mão se transferiram à alta costura graças a estilistas como Giorgio di Sant'Angelo, que criou o estilo hippie-rico", descreveu Cassidy.

Por Folha Online - Efe
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.