NOTÍCIA ANTERIOR
Londres tem risco de chuva durante inauguração dos Jogos Olímpicos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dezenas de artistas levam a arte contemporânea brasileira a Londres
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/07/2012 | Turismo
Exposição em Londres mostra obstáculos de esportistas árabes
Em um quarto escuro, uma imagem da esperança olímpica Noor al-Malki correndo com um lenço negro na cabeça é projetada em uma grande tela.

Mas a alegre corredora de 17 anos do Catar, escalada para ser uma das primeiras mulheres a representar seu país em uma Olimpíada, admite que nem sempre foi tão confiante diante de uma câmera.

"No começo ficava tímida na TV sem meu véu", disse ela no vídeo. "Mas meus irmãos me encorajaram, me disseram que é assim que faz uma atleta, que eu deveria ser forte".

Hoje, fotos de Malki fazendo alongamento em seu uniforme e imagens de outras esportistas árabes saltam das paredes da Sotheby's de Londres em uma exibição da premiada fotógrafa Brigitte Lacombe e de sua irmã, a cineasta Marian.

Do nado à esgrima e ao atletismo, "Hey'Ya", ou "Vamos lá", encomendada pela Autoridade de Museus do Catar, mostra esportistas árabes e seus esforços olímpicos não para vencer os Jogos, mas simplesmente para poder praticar esportes.

"Elas contam histórias pessoais, de como conseguiram convencer seus pais, de como a família as ajudou, ou como tiveram que lutar para entrar no esporte", relatou Marian Lacombe.

A postura em relação à participação feminina nos esportes varia muito no mundo árabe. Enquanto as mulheres da Argélia, Tunísia e Marrocos competem há tempos, outros países são mais repressivos.

Na ultraconservadora Arábia Saudita, os clérigos muçulmanos se manifestaram repetidamente contra as mulheres esportistas, embora o reinado esteja permitindo que compitam na Olimpíada pela primeira vez este ano.

"Fiquei muito tocada com todas essas meninas e sua determinação, graça, resistência e inteligência para saber quais brigas devem comprar e quais devem deixar para depois", declarou Brigitte Lacombe.

A exibição tem fotos e entrevistas em vídeo com mais de 50 esportistas árabes de 20 países, indo de amadoras a atletas olímpicas, cujos olhares estão fixos nos pódios de Londres.

As fotografias e os filmes foram feitos durante os Jogos Árabes de 2011 em Doha, assim como durante viagens das Lacombe a países do Golfo Pérsico e do norte da África. Mas Brigitte disse que o projeto capturou uma imagem do mundo árabe como um todo.

"É uma visão geral para muitas pessoas por causa da diversidade de todas essas mulheres. Você as olha e algumas estão cobertas, outras nem um pouco", disse ela.

"Simboliza o mundo árabe, e eu torço pra que ajude a causar mudanças."

A exibição, gratuita, vai de 25 de julho a 11 de agosto de 2012.

Por Folha Online - Reuters
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.