NOTÍCIA ANTERIOR
Produção de húmus em Mauá vai estimular agricultura urbana
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá apresenta resultados do CPTR em Brasília
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/11/2013 | Cidade
Exposição comemora o legado do barão de Mauá
Exposição comemora o legado do barão de Mauá Foto: Amanda Perobelli
Foto: Amanda Perobelli
Fotos e objetos narram a trajetória de um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da Região

No dia 28 de dezembro de 1813, no distrito de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, nascia Irineu Evangelista de Souza, um dos precursores e pioneiros do processo de industrialização e modernização do Brasil que foi extremamente importante na construção da identidade e das características do ABCD.

Para homenageá-lo, o município de Mauá organizou a exposição 200 Anos de Nascimento do Barão de Mauá – Influências e Confluências, que estreou na noite de segunda-feira (25/11) com abertura da Banda Lira e da Orquestra de Violeiros de Mauá, ambos patrimônios imateriais tombados na cidade. O local anfitrião da mostra não poderia ser mais conveniente, uma vez que ocupa o museu de mesmo nome do então empresário e membro da nobreza nacional. A mostra segue até 15 de março de 2014.

Divididas em duas linhas expositivas, a mostra foca na biografia do Barão, ao tratar da vida pessoal e profissional, e na construção da ferrovia São Paulo Railway, que liga Santos a Jundiaí e contribuiu no estabelecimento do viés industrial da Região. Os visitantes terão acesso a cerca de 35 painéis com fotos e objetos de época, assim como peças de locomotiva, ferramentas, vestuários de maquinistas, reproduções de jornais, entre outros itens.

Para marcar o evento, um grupo de ativistas culturais da cidade negociou com os Correios para lançar um selo personalizado comemorativo voltado para o tema da mostra. Um cartão postal também foi elaborado. “Em minhas pesquisas, cheguei à conclusão de que o tino para os negócios do Barão contribuiu imensamente para a vocação industrial e para a cultura da Região”, avaliou Cecília Camargo, curadora da mostra.

História

Irineu foi o empresário que liderou a implementação da primeira ferrovia no País. O trajeto ia do porto de Mauá, na baía da Guanabara, até Petrópolis e a primeira etapa da construção foi inaugurada em 30 de abril de 1854, quando Dom Pedro 2° concedeu o título de barão ao gaúcho. Contudo, 20 anos mais tarde, o barão tornou-se visconde.

Foi em 6 de maio de 1861 que o barão comprou as fazendas Caguassu e Capuava da família Barbosa Ortiz. Na área extensa, que hoje abrange desde Santo André até Rio Grande da Serra, o empreendedor expandiu o império de obras e realizações com a SP Railway. A ferrovia conectou a embrionária região do ABCD por meio de estações e permitiu o transporte de produtos e insumos pelos trilhos.

Em uma das fazendas havia uma casa bandeirista, típica construção com arquitetura rural do período colonial, que sobreviveu até o século 21 pelo mito de ter sido a residência do barão durante um período de sua vida. Entretanto, o empresário apenas passava noites no local para averiguar obras em processo de construção nas imediações.

Graças a esta crença, a casa de aproximadamente 300 anos foi poupada pela especulação imobiliária e, consequentemente, foi tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Atualmente a casa bandeirista é a sede do Museu Barão de Mauá. No caso, a edificação é a obra arquitetônica mais antiga de todo o ABCD.

Serviço

O Museu fica na avenida Doutor Getúlio Vargas, 276, Vila Guarani, Mauá. Paralela à exposição do Barão, há uma mostra de arte postal cujo tema também é o Barão de Mauá. Se agendadas com antecedência para grupos é possível realizar visitas guiadas. A entrada é aberta ao público. Classificação etária livre. Mais informações pelo telefone: 4519-6456.

Por Caio Luiz - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.