NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá fortalece comunicação com moradores
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá terá desfile com roupas de material reciclado feitas por crianças
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/06/2012 | Cidade
Experiência de Mauá será apresentada em simpósio internacional de oncologia
Estruturação da assistência farmacêutica e redução de processos judiciais motivaram participação no evento

A experiência desenvolvida na Assistência Farmacêutica pela Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, será tema de palestra apresentada no Simpósio Internacional de Tratamento Integrado do Câncer. O evento será realizado em setembro, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Com o tema Medicamentos Adquiridos por Processo Judicial: o farmacêutico no apoio técnico ao judiciário, a apresentação será feita durante o módulo Tratamento.

O relato da experiência de Mauá abordará os avanços obtidos com a reorganização do setor de Assistência Farmacêutica para melhorar a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde da rede municipal. Para isso, foram abastecidos os estoques e regulada a dispensação de medicamentos, desenvolvidos protocolos de atendimento, organizada uma lista de produtos, a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), desenvolvidas ações de educação para o uso racional e capacitação de profissionais. Isso possibilitou a redução de gastos e forneceu alternativas de tratamentos preconizados pela Remume.

A Secretaria de Saúde, mediante a melhora na eficiência das políticas de assistência farmacêutica, fortaleceu o diálogo com o poder judiciário, responsável por encaminhamento de processos judiciais demandando a compra de produtos farmacêuticos.

O acompanhamento técnico dos processos de ação judicial evita o fornecimento de medicamentos sem critérios clínicos. “Desta forma, juízes e promotores têm compreendido que a lista municipal de medicamentos é capaz de atender as necessidades terapêuticas essenciais, sem seguir modismos ou receitas encaminhadas por lobbys de indústrias farmacêuticas sem a devida segurança e comprovação científica”, explica a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Melissa Spröesser Alonso.

O resultado é a conscientização dos usuários sobre a utilização adequada e racional dos medicamentos. A economia promovida com esta iniciativa permite a destinação de recursos públicos para áreas prioritárias e atendimento do SUS, garantindo o acesso de todos ao mesmo benefício, sem privilégio para poucos, o que segue o princípio do acesso igualitário aos serviços de saúde.

O trabalho realizado em Mauá desde 2009 já rendeu duas premiações junto ao Ministério da Saúde, sendo que a primeira foi em 2010. Este ano, a cidade já ficou entre os dois finalistas. Em 15 de agosto, representantes da Secretaria participarão do IV Congresso sobre Uso Racional de Medicamentos, na Bahia, para receber o prêmio na categoria Experiência Bem Sucedida de Profissionais nos Serviços de Saúde.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.