NOTÍCIA ANTERIOR
Venda de armas de brinquedo é proibida no Estado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Movimentos anunciam ''rolezões'' em shoppings
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/01/2014 | Geral
Expansão do rodízio na Capital começa em abril, ainda sem multas
Expansão do rodízio na Capital começa em abril, ainda sem multas Objetivo do rodízio é melhorar a mobilidade. Foto: Adonis Guerra
Objetivo do rodízio é melhorar a mobilidade. Foto: Adonis Guerra
Secretaria de Transportes vai incluir 371 quilômetros de vias no rodízio de veículos; condutor terá período de orientação

A Prefeitura de São Paulo vai ampliar o rodízio de veículos para além do Centro expandido a partir de abril, mas a aplicação de multas deve começar somente após período de adaptação, que pode ser de um mês, a exemplo do que ocorreu com a implantação das faixas exclusivas de ônibus.

O anúncio foi feito pelo secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, em audiência pública na manhã desta quarta-feira (15/01). “É importante que o condutor tenha um tempo para se acostumar, para compreender como será o novo rodízio”, ponderou Tatto.

O novo rodízio não segue a lógica atual, que restringe a circulação de veículos em um espaço de 150 km² em torno do centro. Para os bairros, a regra será aplicada ao longo das vias arteriais, aquelas que contam com duas ou mais faixas em cada sentido e canteiro central. Dessa forma, a prefeitura espera reduzir a quantidade de veículos fazendo deslocamentos longos em horário de pico sem prejudicar a movimentação dos moradores no interior dos bairros. No total, 371 quilômetros de ruas passarão a estar sujeitas ao rodízio.

Definição - Ainda não há definição final sobre todas as vias que terão rodízio a partir de abril, mas algumas vias são dadas como certas pela CET (Central de Engenharia de Tráfego): as avenidas Aricanduva, Radial Leste, Águia de Haia, Jacu Pêssego e São Miguel, na zona leste; as avenidas Eliseu de Almeida, Professor Francisco Morato, Lineu de Paula Machado, Escola Politécnica e Jorge João Saad, na zona oeste; as avenidas Brás Leme, Engenheiro Caetano Álvares, Inajar de Souza, Ataliba Leonel e Edgar Facó, na zona norte; e as avenidas Jornalista Roberto Marinho, Roque Petroni Junior, João Dias, Washington Luís, Interlagos, Robert Kennedy e Senador Teotônio Vilela, na zona sul.

Tatto promete sinalização para evitar que motoristas caiam em zona de rodízio inadvertidamente. “Vai haver a sinalização por placas, com antecedência, para que o motorista saiba que está chegando a uma área de rodízio. E também sinalização de solo, assim que o motorista entrar ou sair de um trecho em que está valendo o rodízio”, afirmou.

A ampliação do rodízio será acompanhada da instalação de novos radares eletrônicos, que, segundo Tatto, já estão em processo de licitação.

“A ideia é que, em breve, todas as principais vias de São Paulo sejam monitoradas por radar, não apenas as vias do rodízio”, afirma o secretário.

Por Diego Sartorato, da Rede Brasil Atual - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.