NOTÍCIA ANTERIOR
Fandango caiçara é resgatado em apresentação em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Curso pré-vestibular em Mauá pretende duplicar vagas
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/07/2013 | Cidade
Exigências mudam para corrida de Mauá, explica especialista
 Exigências mudam para corrida de Mauá, explica especialista Foto: Arquivo/DGABC
Foto: Arquivo/DGABC
Depois de uma etapa cercada de natureza, na qual os dois incomuns tipos de piso foram os maiores desafios em Rio Grande da Serra – que ofereceu terra e paralelepípedo aos atletas – o 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC chega a Mauá com o mais comum dos solos na atividade: o asfalto. Diferentemente dos declives e aclives rio-grandenses, a prova mauaense será totalmente plana. E tantas diferenças entre as etapas pedem preparação e atenção dos corredores.

De acordo com o médico ortopedista e cirurgião especialista em joelho Eduardo Almeida, as características desta prova tem suas exigências. “Corrida no reto e no asfalto, sem irregularidades, tende a ser mais rápida. Por isso, desafia ainda mais a musculatura, porque as pessoas vão querer se soltar mais, bater as próprias metas. É preciso saber dosar”, explica o médico.

A regularidade do piso traz ainda outro alerta de Almeida. “É muito importante saber se a pisada é pronada ou supinada, porque numa prova como esta o atleta pisa sempre no mesmo ritmo. Caso tenha a supinada, pode sobrecarregar joelhos e quadris, e se for a pronada, os tornozelos. Por isso é fundamental saber que tipo de pisada tem”, recomenda.

Algumas lojas de calçados, assim como clínicas, contam com exames para saber de que forma o pé toca o solo. “Se for algo leve, não interfere, desde que se use tênis adequado. Mas se for em grave acentuação, é importante correção através de palmilha ou tênis adaptado”, concluiu Almeida.

A etapa de Mauá será disputada no dia 11, a partir das 8h, e os interessados em participar podem realizar inscrição pelos sites www.dgabc.com.br/circuitoderua/2013 ou www.ativo.com, ou retirando ficha na sede do Diário, à Rua Catequese, 562, bairro Jardim, em Santo André. O valor é de R$ 20.

Os inscritos devem apresentar documento com foto e o comprovante de pagamento na retirada do kit. Os que adquiriram pacotes para todas as etapas podem reimprimir o comprovante no site da Ativo.

O evento é promovido pelo Diário, como parte do aniversário de 55 anos do jornal, e conta com apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e da Sabesp. A Federação Paulista de Atletismo é responsável pela organização.

Por Dérek Bittencourt - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6194 dias no ar.