NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá reforça policiamento para período de festas de fim de ano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Abre e fecha no Dia Da Consciência Negra em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/11/2014 | Cidade
Ex-alunas do Qualifica Mauá formam empreendimento de Economia Solidária
Grupo de 15 costureiras se uniram para conquistar respeito, autonomia financeira e o mercado

Um grupo de ex-alunas do curso de corte e costura do programa Qualifica Mauá se uniram para formar um empreendimento de costura na cidade. Auxiliados pela Coordenadoria de Economia Solidária, as costureiras se reúnem periodicamente para definir itens como nome do grupo, logomarca, regimento interno, entre outros. O futuro empreendimento será atendido também pela Incubadora Pública Itinerante.

O novo empreendimento econômico solidário (EES), formado por 13 costureiras e duas desenhistas modelistas, deve ocupar o antigo posto de atendimento da Prefeitura, no Jardim Sonia Maria, que passará por reforma e adequações por meio de parcerias. O grupo também poderá atuar em rede, reunindo-se para definir os pontos pendentes.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, qualquer empresa pode atuar em parceria com esse empreendimento. “Um empreendimento de economia solidária não se levanta sozinho, é preciso o esforço do coletivo, inclusive das empresas parceiras, que podem obter produtos e serviços de qualidade a partir da atuação em conjunto, respeitando os princípios da economia solidária”, apontou.

Para a costureira Cristiane Nascimento, o trabalho em equipe é motivador e torna-o mais fácil e agradável. “A maioria do nosso grupo são de ex-alunas do Qualifica Mauá. Estamos definindo itens como nome, logomarca e produtos para participar da Feira de Economia Solidária e comercializar; em equipe tudo flui melhora, a energia é boa e espero que a gente consiga dar o pontapé inicial”, explicou. “Para isso, precisamos resolver a adequação do espaço e investimento, porque hoje estamos produzindo na minha casa, mas queremos alavancar o negócio”, finalizou.

A costureira Beatriz Felintro da Silva Teixeira foi aluna do curso de corte e costura do Qualifica Mauá e destaca o apoio coletivo para atingir o sucesso do empreendimento. “Sozinho a gente não se sente bem, mas em grupo nos sentimos melhor, sem depressão e sem medo, além da valorização dessas mulheres, porque isso vale mais que dinheiro”, pontuou. “Sempre tive a intenção de trabalhar em um grupo de costureiras, fiz o curso para atuar nisso, ainda não definimos um nome, mas minha expectativa é que a gente coloque o empreendimento para funcionar no bairro”, concluiu.

SERVIÇO - Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Tornou-se, nos últimos anos, uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

A coordenadoria de Economia Solidária atende atualmente 28 empreendimentos econômicos solidários, o dobro do que atendia no ano passado. São empreendimentos organizados sob a forma de cooperativas, associações, grupos comunitários para a geração de trabalho e renda, empresas que adotem o princípio da autogestão. Em 2014, foram 104 encontros e quatro ações: Espaço EcoSol Mauá, Projeto Carrinho Solidário, curso de introdução à economia solidária e o atendimento a 400 famílias cadastradas no CadÚnico, por meio da Incubadora Pública Itinerante.

ATENDIMENTO - A Coordenadoria de Economia Solidária atende no piso superior do Centro Público de Trabalho e Renda, na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, próximo à Praça da Bíblia. O atendimento funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h. Os telefones para contato são 4514-7860 ou 4514-6141.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.