NOTÍCIA ANTERIOR
Black Friday tem marca de luxo e desconto de R$ 55 mil no Camaro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nova geração do Ford Fiesta é apresentada na Europa
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/11/2016 | Veículos
EUA sugerem 'modo motorista' para limitar celular no carro
Sugestão é do órgão responsável pela segurança no tráfego dos EUA.

'Modo motorista' bloquearia redes sociais e interações.


Em breve, os celulares poderão vir com um "modo motorista", além do "modo avião", para limitar as funções e evitar acidentes por distração com os aparelhos.

Embora não obrigue nenhuma fabricante, a sugestão foi dada pelo órgão responsável pela segurança nas estradas dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês).

"O pareamento e o 'modo motorista' vão reduzir o potencial de distrações perigosas para o motorista, limitando o tempo que os olhos do motorista ficam fora da estrada", afirmou em nota o NHTSA.

Redes sociais, compartilhamentos de imagens, streaming de vídeos e possibilidade de digitar textos devem ser bloqueados enquanto o proprietário do celular dirige, segundo o órgão regulador.

A entidade também sugeriu que os smartphones possam "conversar" melhor com os carros, assim seria possível controlar o aparelho também pelos controles no volante, por exemplo, para eliminar a necessidade de tocar a tela.

Como funciona?
O "modo motorista" seria similar aos atuais softwares Apple CarPlay e Android Auto, que se conectam ao sistema multimídia do carro por meio de porta USB e liberam apenas algumas funções, como navegação, streaming de música, ligações e comandos de voz.

Os aplicativos são adaptados para o uso dentro do carro e perdem funções de interatividade com outros usuários.

A maioria dos comandos são feitos por voz, inclusive nos serviços de mensagens, como Whatsapp - é possível ouvir e responder as mensagens (sem digitar).

Até o início de novembro, estas interfaces simplificadas exigiam um multimídia compatível no carro, o que restringia os usuários a apenas quem comprou carro recentemente. No entanto, o Google liberou o Android Auto para todos os usuários no Brasil.

Em celulares já pareados com o sistema de som do carro, o aplicativo pode iniciar automaticamente assim que o motorista entrar no carro. Também será possível acionar os comandos de voz apenas com uma frase "Ok, Google", sem precisar tocar na tela.

Riscos
Um estudo feito em 2015 nos Estados Unidos afirmou que 6 em cada 10 acidentes com jovens de 16 a 19 anos ao volante são causados por distração. A pesquisa instalou câmeras, que gravaram o que ocorreu 6 segundos antes do acidente.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6229 dias no ar.