NOTÍCIA ANTERIOR
Cai número de desaparecidos no desastre da ponte do Mississipi
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cemitério judaico é pichado com símbolos nazistas na Polônia
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/08/2007 | Internacional
EUA: pré-candidatos republicanos devem ganhar no Iraque
Os pré-candidatos republicanos para as eleições presidenciais de 2008 insistiram neste domingo que os Estados Unidos devem e podem vencer no Iraque, e acusaram os democratas de fraqueza na "guerra contra o terrorismo", em um debate exibido pela televisão.

Com eleitores republicanos cada vez menos convencidos, segundo as pesquisas, os pré-candidatos tentaram demonstrar que são os mais duros em matéria de política externa e discutiram temas sociais importantes para os religiosos conservadores.

O pré-candidato que lidera a disputa pela candidatura republicana, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, qualificou a guerra no Iraque como a "principal guerra terrorista contra os Estados Unidos", rebatendo de forma implícita as advertências democratas de que o Afeganistão é a principal frente.

"Os Estados Unidos devem vencer esta batalha, e ganhar esta batalha é ter um Iraque que nos ajude contra os terroristas islâmicos", disse Giuliani no debate organizado pela ABC News em Des Moines, Iowa (norte). "Devemos buscar uma vitória no Iraque e em Bagdá, e devemos definir a vitória", acrescentou.

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney desperdiçou a oportunidade de se desvincular da estratégia do presidente George W. Bush na impopular guerra, que inclui o envio de 30.000 soldados adicionais ao Iraque. "É crítico que ganhemos este conflito. É essencial e por isso continuaremos nos esforçando", disse.

Romney e Giuliani não descartaram a possibilidade de intervenção no Paquistão para combater a Al Qaeda, mas apenas em último caso. Islamabad fez questão de anunciar recentemente as conquistas políticas na luta contra a Al Qaeda e ressaltou que suas tropas fazem enormes sacrifícios nas fronteiras.

Romney fez piada com o senador e pré-candidato democrata Barack Obama, que advertiu na semana passada que estaria pronto para atacar a Al Qaeda no Paquistão, mas sem o uso de armas nucleares. "Obama passou de Jane Fonda a Dr. Strangelove em uma semana", disse Romney.

O senador John McCain, em queda livre nas pesquisas e com problemas de campanha, manteve o apoio ao aumento das tropas americanas no Iraque. "Devemos vencer. Se perdermos, teremos conseqüências catastróficas e genocídio, e retornaremos. Este é um momento crítico na história americana. Devemos triunfar", disse.

O debate, o quarto na televisão entre os aspirantes republicanos, incluiu ainda o representante Duncan Hunter, o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee, o representante Ron Paul, o senador Sam Brownback, o ex-governador de Wisconsin Tommy Thompson e o representante Tom Tancredo.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.