NOTÍCIA ANTERIOR
Homem de 112 anos se casa com garota de 17 na Somália
PRÓXIMA NOTÍCIA
Processo contra Berlusconi reinicia no dia 27
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/10/2009 | Internacional
EUA põe fim à proibição de entrada de soropositivos
Os Estados Unidos porão fim na próxima segunda-feira à proibição de entrada em seu território dos portadores do vírus HIV, e a liberdade de viajar será restaurada no início de 2010, anunciou o presidente Barack Obama nesta sexta-feira.

"Há 22 anos, por uma decisão baseada mais no medo do que em fatos, os Estados Unidos instauraram uma proibição de entrada no território aos portadores do vírus da Aids. Queríamos fazer desaparecer o estigma representado por esta doença, mas isso não nos impedia de tratar como uma ameaça os que conviviam com ela e nos visitavam", declarou Obama.

O presidente lembrou que algumas dezenas de países no mundo aplicavam essa medida e que os Estados Unidos faziam parte desse grupo.

"Se quisermos estar no topo em relação ao combate à Aids no mundo, devemos nos comportar como tal. Portanto, meu governo publicará na segunda-feira uma última regulamentação que anulará a proibição de entrada no país, medida que entrará em vigor após o Ano Novo", disse ele.

O presidente falou sobre o assunto por ocasião da promulgação de uma lei prorrogando a ajuda aos que sofrem dessa doença, visando a garantir o tratamento, principalmente, aos mais pobres. O texto já foi aprovado pelo Congresso durante o mês de outubro.

Restrições aos viajantes soropositivos foram impostas a partir de 1987, numa época na qual os conhecimentos sobre a forma de transmissão da doença eram quase que rudimentares.

Foram levantadas em julho de 2008, após a assinatura, pelo presidente norte-americano George W. Bush, de uma lei ''voltada para triplicar os esforços dos Estados Unidos na luta contra a Aids, a tuberculose e a malária.

No entanto, o levantamento completo da proibição deveria superar uma última etapa processual: a publicação de uma nova regulamentação pelo governo.

"O Congresso e o presidente Bush comprometeram-se neste caminho no ano passado e devem ser felicitados. Nós, agora, terminamos o trabalho", declarou o presidente.

Obama também afirmou que a batalha contra a Aids está longe de terminar. "A Aids não é, talvez, mais a causa da morte de um grande número de americanos entre os 25 e os 44 anos, como antigamente. Entretanto, 1,1 milhão de americanos ainda vivem com a Aids nos Estados Unidos", disse.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.