NOTÍCIA ANTERIOR
Obama recita versos de amor para Michelle em programa de TV ao vivo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Papa Francisco se irrita após ser puxado por fiel no México
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/02/2016 | Internacional
EUA autorizam até 110 voos regulares diários para Cuba
Empresas aéreas americanas serão convidadas a operar nessas rotas.

Destinos devem ser anunciados no próximo verão no hemisfério norte.

Os Estados Unidos e Cuba assinam nesta terça-feira (16) um acordo sobre a aviação civil que autorizada até 110 voos regulares diários para Havana e outros nove destinos da ilha, segundo fontes de Washington.

De acordo com funcionários do departamento de Estado e de Transportes, as autoridades locais começarão de imediato o processo de convite às empresas aéreas americanas interessadas em operar nessas rotas, e esperam anunciar os destinos já no próximo verão no hemisfério norte.

De acordo com funcionários do departamento de Estado e de Transportes, as autoridades locais começarão de imediato o processo de convite às empresas aéreas americanas interessadas em operar nessas rotas, e esperam anunciar os destinos já no próximo verão (hemisfério norte).

"Inicialmente, as empresas aéreas americanas serão autorizadas a realizar 20 voos regulares diários para Havana, o maior mercado, e é importante recordar que o nível atual é zero", afirmou Thomas Engle, subsecretário da divisão de Transportes no departamento do Estado.

Por ora, as autoridades americanas incluíram os aeroportos de Camagüey, Cayo Coco, Cayo Largo, Cienfuegos, Holguín, Manzanillo, Matanzas, Santa Clara e Santiago de Cuba.

Além disso, explicou o funcionário, as autoridades cubanas analisarão futuros pedidos dos Estados Unidos para aumentar este nível de serviço. "Os dois governos reafirmam assim seu compromisso de fortalecer sua cooperação em questões de segurança aeronáutica".

Os voos comerciais entre Cuba e Estados Unidos foram cancelados há meio século, mas desde meados dos anos 70 estão autorizados os voos charter sob determinadas condições.

Os Estados Unidos e Cuba anunciaram que tinham chegado a um acordo para restaurar o serviço regular de linhas aéreas comerciais entre os dois países em dezembro de 2015.

O anúncio foi feito no dia em que se comemora o aniversário de um ano da decisão dos dois países para restaurar os laços diplomáticos depois de mais de 50 anos de inimizade da Guerra Fria.

Embora o embargo comercial ao país caribenho tenha permanecido, quando as relações diplomáticas foram retomadas, os Estados Unidos anunciaram o desejo de facilitar viagens de americanos a Cuba.

Na época em que o anúncio da reaproximação foi feito, os Estados Unidos anunciaram ainda a autorização de vendas e exportações de bens e serviços dos EUA para Cuba assim como a autorização para norte-americanos importarem bens de até US$ 400 de Cuba. O governo norte-americano também deu início de novos esforços para melhorar o acesso de Cuba a telecomunicação e internet.

A embaixada dos Estados Unidos em Havana foi reaberta em agosto após em 54 anos.

Por G1 - France Presse
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.