NOTÍCIA ANTERIOR
Integrantes do MTST se acorrentam
PRÓXIMA NOTÍCIA
Famílias da Cassap se mudam para moradias entregues pela Prefeitura de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/06/2008 | Cidade
Estudo aponta 82 locais com crianças em situação de rua
O Grande ABC tem 82 locais públicos com a presença de menores em situação de rua. O levantamento foi identificado em estudo realizado pela Fundação Projeto Travessia e a Universidade Metodista de São Paulo e envolve os Conselhos de Direito da Criança e dos Adolescentes das sete cidades da região.

Entre os locais apontados, Santo André tem 29, seguido de São Bernardo com 19, Diadema com 13, São Caetano e Mauá, ambos com oito cada, Ribeirão Pires com três, e Rio Grande da Serra com dois. Os endereços não foram divulgados para não comprometer o andamento do projeto ABC Integrado que visa identificar o número de crianças e adolescentes em situação de rua e traçar uma política pública integrada.

Os números da primeira fase do projeto que se referem aos pontos onde os menores são identificados foram divulgados, ontem, no auditório da Metodista. Ainda nesta etapa inicial, haverá a contagem e o levantamento dos perfis das crianças e adolescentes, por meio de entrevistas.

Patrocinado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Fundação Telefônica, o ABC Integrado quer, a partir da identificação dos locais, estabelecer diretrizes políticas articuladas entre os municípios para equacionar o problema.

A parte prática, com a implementação das diretrizes e avaliação dos resultados, entrará nas duas últimas etapas do trabalho. A expectativa é de que seja concluído até setembro, antes das eleições municipais.

O juiz da Infância e Juventude de São Caetano, Eduardo Rezende Melo, lembrou que inexiste nos municípios da região diretrizes comuns para lidar com a população em situação de rua. "Nosso desafio é envolver as cidades com políticas articuladas, diálogos, aprimorar as ações para, enfim, conseguir amenizar o problema."

O professor Anderson Rafael Nascimento, coordenador executivo da Cátedra Gestão de Cidades da universidade, aposta que o projeto ABC Integrado não será mais uma pesquisa fadada a ser amontoada em uma prateleira. "Tenho certeza de que os dados se transformarão em políticas públicas e melhorarão a vida das pessoas."

Por Vanessa Fajardo - Diário do Grande ABC / Sucursal de Diadema
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.