NOTÍCIA ANTERIOR
Quase 9 milhões de estudantes participam da maratona do Enem
PRÓXIMA NOTÍCIA
Após tumulto, segundo dia de provas na Anhanguera é tranquilo
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/11/2014 | Educação
Estudantes se revoltam, derrubam portões e invadem Anhanguera
Estudantes se revoltam, derrubam portões e invadem Anhanguera Atrasados para o Enem, estudantes não se conformaram e invadiram a Anhanguera. Foto: Andris Bovo
Atrasados para o Enem, estudantes não se conformaram e invadiram a Anhanguera. Foto: Andris Bovo
Alunos se atrasaram para o primeiro dia de provas do Enem e causaram confusão na faculdade

O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi marcado por confusão na faculdade Anhanguera (antiga Uniban), em São Bernardo. Após o fechamento dos portões, às 13h, cerca de 50 estudantes se revoltaram, derrubaram os portões e invadiram a instituição de ensino na esperança de fazer o exame.

Os alunos, no entanto, foram barrados ao chegar nas salas e saíram da faculdade na sequência. Não houve interrupão das provas e o teste segue normalmente. A polícia apareceu logo depois do tumulto, mas ninguém foi preso.

Do lado de fora da Anhanguera, muita indignação e choro. A maioria dos estudantes justificou o atraso por conta do trânsito em São Bernardo, principalmente perto da instituição. Entretanto, os portões foram abertos às 12h.

A estudante Shirley do Carmo foi uma das que chegou atrasada e o motivo foi o trânsito."Está um trânsito anormal. Fiz loucura para tentar chegar a tempo. Deixei meu carro em local proibido e peguei carona com um motoqueiro para tentar chegar e, mesmo assim, não foi possível" contou a estudante que disse estar decepcionada e preocupada porque não poderá concorrer à bolsa estudantil.

Paola Pena, que também perdeu o horário e participou da invasão, disse que agiu com desespero. “Fui até a sala de aula, mas não deixaram entrar. Agora com a cabeça mais fria sei que daria problema se insistisse, por isso resolvi sair. Mas é um grande prejuízo e tristeza não ter conseguido chegar a tempo”, lamentou a estudante. Quem não conseguiu fazer a prova poderá fazer o exame deste domingo.

O Enem é aplicado em dois dias: sábado (08/11) e no domingo (09/11), sempre no mesmo horário - os portões fecham às 13h. Para evitar novos atrasos, é importante sair com antecedência de casa.

Os alunos que fizeram a prova neste sábado na Faculdade Anhanguera, em São Bernardo, comentaram que levaram, no mínimo, 1h30 para chegar no local do teste.

“Estou me preparando há muito tempo. Eu e minhas amigas fizemos um grupo de estudo somente para o Enem. Preferi sair mais cedo de casa para não correr o risco. E fiz certo, porque está um trânsito absurdo”, contou a estudante Thaisa Carolina, 17 anos, que presta o exame pela primeira vez e pretende fazer faculdade de administração. Ela não se atrasou.

O Enem - Composto por questões objetivas de múltipla escolha, o Enem é dividido por temas. Neste sábado, o candidato terá quatro horas e meia para responder perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, serão cinco horas e meia para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

A nota da prova, com previsão de 8,7 milhões de participantes (21,6% a mais que em 2013, é utilizada como forma de ingresso em diversas instituições públicas e privadas por meio de iniciativas federais como Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos).

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.