NOTÍCIA ANTERIOR
Professores da rede pública decidem encerrar paralisação em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
MEC amplia Provinha Brasil para acompanhar nível de alfabetização
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/03/2012 | Educação
Estudantes não querem nome da Anhanguera Educacional no diploma
Estudantes não querem nome da Anhanguera Educacional no diploma  Faculdade Anchieta foi comprada pela Anhanguera Educacional no ano passado e gestão passapor adaptações. Foto: Norberto Silva
Faculdade Anchieta foi comprada pela Anhanguera Educacional no ano passado e gestão passapor adaptações. Foto: Norberto Silva
Alunos da antiga Faculdade Anchieta, comprada pela Anhanguera, temem ser prejudicados com a troca de gestão

Alunos matriculados na antiga Faculdade Anchieta, em São Bernardo, não querem que o nome do grupo Anhanguera Educacional, que comprou a instituição de ensino no ano passado, conste em seus diplomas universitários. Alguns estudantes alegam que podem ser prejudicados em decorrência do grande índice de reclamações envolvendo a Anhanguera.

As mudanças ocasionadas pela troca de gestão foram o estopim para uma série de protestos organizados pelos alunos que reclamam, entre outras coisas, da redução da carga horária, mudança da grade curricular e reajuste das mensalidades em torno de 11%.

Eleito na última quarta-feira (14/03) presidente do Diretório Acadêmico da unidade, Bruno Vinicius de Almeida salientou que a manutenção do nome da Faculdade Anchieta nos diplomas dos alunos matriculados antes da venda da instituição é uma das principais reivindicações.

“Estão sucateando o ensino e criando um monopólio. Compraram a faculdade sem comunicar os alunos e agora temos de nos conformar com o nome da Anhanguera. Não dá para aceitar”, afirmou. Aluno de Logística, Bruno critica as alterações repentinas na carga horária de alguns cursos.

“Antes as aulas noturnas eram das 19h às 22h30 e hoje os alunos são dispensados por volta das 21h40. Não é só aqui que está acontecendo isso, outras faculdades que foram compradas pela Anhanguera estão passando pelo mesmo problema”, enfatizou.

Matriculada no 3º semestre do curso de Turismo e Eventos, Joseane Soares também está receosa. Ela conta que já ouviu informações de que o diploma sairá com os dois nomes, mas que ainda tem dúvida sobre o procedimento. “Só vamos saber se vai ser assim quando sair o diploma.”

Outras unidades - A Faculdade Anchieta não foi a única instituição de ensino superior do ABCD comprada pelo Grupo Anhanguera. Entre as aquisições estão a UniA e a UniABC (Universidade do Grande ABC), em Santo André; Faenac, em São Caetano; e a Uniban (Universidade Bandeirantes de São Paulo), que possui campus em São Bernardo. Somente em 2011, 12 novas unidades foram adquiridas pelo grupo em todo o País.

O Sinpro-ABC (Sindicato dos Professores do ABC) alega que o Grupo Anhanguera promoveu uma série de demissões na Região, afetando quase 400 profissionais. Desse total, aproximadamente 65% eram mestres e doutores, de acordo com José Jorge Maggio, presidente da entidade. “Na medida em que professores capacitados são demitidos, podem prejudicar a formação dos alunos.”

Em nota, a assessoria de imprensa da Anhanguera Educacional informou que o nome Faculdade Anchieta está sendo mantido nos diplomas emitidos na unidade de São Bernardo.

Sobre as demissões dos professores em dezembro de 2011, a instituição alega que aconteceu em função do planejamento do semestre e que a atualização do corpo docente é necessária para adaptar os currículos das novas unidades ao padrão de qualidade dos cursos da Anhanguera, assim como as mudanças no modelo pedagógico e distribuição das turmas são consideradas processo natural de integração das unidades adquiridas.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6231 dias no ar.