NOTÍCIA ANTERIOR
Carreta da Mamografia fez 4.312 exames na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Famílias recebem chaves de moradias
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/06/2017 | Cidade
Estudantes do Jardim Sônia Maria apresentam espetáculo
Estudantes do Jardim Sônia Maria apresentam espetáculo Crianças e jovens resgatam a cultura popular de Mauá e região em show musical. Crédito: Divulgação
Crianças e jovens resgatam a cultura popular de Mauá e região em show musical. Crédito: Divulgação
O evento é o resultado do projeto Cantarolantes, desenvolvido durante um ano para promover a inclusão social pela arte, e tem como tema a cultura popular da região de Mauá

Um grupo de crianças e jovens do Jardim Sônia Maria, em Mauá (SP), realizará um espetáculo musical com canto coral, dança e teatro na Fábrica de Cultura de Sapopemba, no dia 2 de julho, às 16h. O evento é o resultado do projeto Cantarolantes, desenvolvido durante um ano para promover a inclusão social pela arte, e tem como tema a cultura popular da região de Mauá.

Com produção executiva de Kazue Kodama, especialista em projetos culturais com foco social e educacional, Cantarolantes contempla alunos da Escola Estadual Maria Josefina Kuhlmann Flaquer. A escola atua em região que sofre com a escassez de recursos.

Os estudantes receberam formação em oficinas de música coral, danças tradicionais e expressão corporal, ministradas pela maestrina Marcia Hentschel, a educadora de dança e coreógrafa Adriana Gerizani e a diretora cênica Lilian Guerra. Ao longo deste ano de trabalho, os jovens e crianças envolvidos no projeto participaram ativamente da preparação do espetáculo Cantarolantes, que resgata elementos da cultura popular mauaense, paulista e brasileira.

A partir da história do tradicional grupo Samba Lenço de Mauá, os participantes foram estimulados a desenvolver uma dramaturgia que trata do histórico da população da região, retratando a trajetória dessa comunidade, do êxodo rural ao processo de urbanização. O resultado é um espetáculo musical rico em cores, ritmos e movimento.

O repertório coral mescla peças folclóricas brasileiras e africanas, além de canções de importantes compositores nacionais, como Heitor Villa-Lobos e Adoniran Barbosa. A performance conta ainda com a participação do grupo de percussão Afro Bumbo, que trouxe grande colaboração ao projeto a partir de sua pesquisa musical dos ritmos africanos no Brasil.

Como forma de estender a inclusão para maior número de crianças e jovens, e de promover a troca fértil entre grupos próximos, foram convidados a participar alunos da Fábrica de Cultura de Sapopemba e da ONG Gotas de Flor com Amor, que enriquecem ainda mais o musical com sua experiência artística.

A entrada ao evento é gratuita, com ampla divulgação para a comunidade local e dos bairros vizinhos. O objetivo é que os alunos participantes consolidem o aprendizado realizado durante esse ano de atividades e compartilhem o que aprenderam com a população de sua região.

Ação social de empresas do Polo Petroquímico

O projeto Cantarolantes é uma iniciativa apoiada pelas empresas Cabot e Air Liquide, que compõem o Polo Petroquímico de Mauá e têm como missão o desenvolvimento de ações socioculturais que impactem positivamente as comunidades do entorno de suas fábricas.

"O Cantarolantes é um projeto muito importante para as crianças da comunidade do Sônia Maria, levando a elas a oportunidade de conhecer e vivenciar uma cultura nova e de inclusão social", afirma Anderson Leite, gerente de Recursos Humanos da Cabot. "A Cabot apoia projetos de Leis de Incentivo focados no desenvolvimento da comunidade em diversos aspectos e este projeto vem ao encontro do que a empresa acredita: que somente investindo na educação de nossas crianças, teremos um mundo melhor”, completa.

“Por meio desse patrocínio, a Air Liquide busca promover o resgate cultural, em conjunto com a integração social, utilizando expressões artísticas que permitam um redescobrimento do indivíduo”, diz a direção da Air Liquide.

SERVIÇO

Espetáculo Cantarolantes
Data e hora:
2 de julho de 2017, às 16h
Local: Fábrica de Cultura de Sapopemba
Endereço: R. Augustin Luberti, 300 - Fazenda da Juta, São Paulo
Entrada Gratuita

FICHA TÉCNICA

Produtora Executiva: Kazue Kodama
Educadora e Maestrina: Marcia Hentschel
Educadora de Dança e Coreógrafa: Adriana Gerizani
Diretora Cênica: Lilian Guerra
Diretor Cultural e Iluminador: Cizo de Souza
Cenógrafa: Paula di Paoli
Tecladista: Gustavo Sarzi
Percussionista: Rafael Mota Rodrigues
Figurinista: Paolo Mandatti
Sonografia: Sidney Rodrigues da Silva
Projeto Gráfico: Fernando Moser
Patrocinadores: Cabot e Air Liquide

Por Projeto Cantarolantes - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6230 dias no ar.