NOTÍCIA ANTERIOR
Sete milhões de estudantes fazem Enem no fim de semana
PRÓXIMA NOTÍCIA
740 candidatos foram eliminados do Enem, diz ministro da Educação
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/10/2015 | Educação
Estudantes do ABCD perdem o Enem por causa do trânsito
Estudantes do ABCD perdem o Enem por causa do trânsito No momento em que os portões foram fechados, alunos ainda chegavam. Foto: Rodrigo Pinto
No momento em que os portões foram fechados, alunos ainda chegavam. Foto: Rodrigo Pinto
Vários estudantes choraram por chegar segundos depois de os portões serem fechados

Candidatos do ABCD que prestariam o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste sábado (24/10) se atrasaram por conta do trânsito e não conseguiram chegar a tempo aos locais determinados para a avaliação.

Na faculdade Anhanguera (antiga Uniban), em São Bernardo, por exemplo, cerca de 30 alunos chegaram atrasados devido ao congestionamento na avenida Dr. Rudge Ramos. Vários candidatos choraram quando encontraram os portões fechados e lamentaram o fato de terem estudado em vão durante um ano.

A estudante Tauane Dantas, 19 anos, disse que o trânsito estava tão intenso que decidiu descer do ônibus e correr 15 minutos. Mesmo assim, chegou segundos depois que o portão foi fechado. “Virei neste domingo (25/10) para prestar o segundo dia de provas. Não vou desistir de um sonho”, afirmou.

Rafaela Maria Souza, 21 anos, também correu por mais de dez minutos, mas não conseguiu chegar a tempo. Ela ainda está na dúvida se retorna neste domingo para o segundo dia de provas. “Estou triste e muito cansada”, lamentou.

Vários estudantes ainda tentaram argumentar para que os portões fossem reabertos. A alegação foi que duas estudantes pularam as grades depois das 13h, quando os portões foram fechados.

Às 12h, os alunos foram liberados para entrar, mas as provas só tiveram início às 13h30, com duração de quatro horas e meia.

EXPECTATIVA

O Enem é um meio de os estudantes atingirem seus sonhos profissionais. Thaís Selymes, 18 anos, quer prestar vestibular para Relações Públicas, e disse ter se preparado muito em cursinho pré-vestibular.

As amigas Nathalia Rocha e Thais Oliveira, ambas com 18 anos, querem fazer Medicina e também estão muito otimistas. “O Enem é uma porta de acesso mais fácil para entrar em universidades federais”, disse Nathalia. “Mas, para isso, precisamos de uma nota mínima de 810 pontos. Essa é a linha de corte pra quem quer fazer Medicina”,completou Thais.

Pablo Araujo Lima de Souza, 23 anos, já faz faculdade de Educação Física e aposta no Enem para reduzir o valor da mensalidade que paga pelo curso. “São R$ 675 por mês e quero uma nota boa para diminuir o valor ou ganhar uma bolsa”, disse.

Já Lucca Lourenço Pinto dos Santos, 18 anos, disse que a tranquilidade faz a diferença nos dias de provas. “Me preparei e vou atingir meu objetivo. Quero fazer Relações Internacionais. É só ter calma”, afirmou.

PROVAS

No primeiro dia do Enem, são 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza. Já neste domingo (25/10) serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. A duração será de cinco horas e meia, uma hora a mais do que neste sábado.

O Enem de 2015 tem 7.746.057 inscritos, sendo que 57,55% dos candidatos são mulheres e 42,45% homens, além de 278 transexuais.

Por Gislayne Jacinto - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.