NOTÍCIA ANTERIOR
Câmara vota validação de reforma administrativa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Termina hoje prazo para regularizar o título eleitoral
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/04/2009 | Política
Estudantes de São Caetano poderão atuar como vereadores
Formular projetos de lei, compor bancadas e comissões, discutir proposituras, votar a favor ou contra matérias legislativas que interferem diretamente na vida da população. As mais diversas atividades exercidas por vereadores também poderão ser efetuadas por estudantes de São Caetano, com a criação do Parlamento Jovem, que está sendo preparado pela mesa diretora da Casa.

A intenção é colocar o programa em prática ainda neste ano. Com isso, o Legislativo da cidade será o primeiro do Grande ABC a fazer esse tipo de trabalho com alunos.

A sugestão do vereador Fábio Palacio (PR) foi bem recebida pelo presidente da Câmara, Gersio Sartori (PTB), que formará uma comissão para concretizar a redação do projeto de resolução. "Já recebemos estudantes no Legislativo e explicamos o funcionamento. Mas é importante formatar um projeto mais adequado para que os alunos tenham maior conhecimento do parlamento", discorreu o petebista.

Palacio observou que a proposta visa incentivar o exercício da cidadania e o aperfeiçoamento da qualidade da política no município. "Temos de fazer com que o jovem que não se interessa por política entenda o processo democrático. É possível que, depois de alguns anos de implementado o programa, tenhamos nas eleições candidatos que participaram da atividade."

Para o republicano, o Parlamento Jovem de São Caetano deverá ter os mesmos moldes do projeto desenvolvido na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O conceito inicial estabelece que alunos de 5ª a 8ª séries das escolas públicas ou privadas inscritas formulem projetos de lei, sob as mesmas regras de legalidade constituídas ao vereador.

As proposituras são votadas nas próprias instituições de ensino, que elegem a vencedora. Uma comissão da Câmara seleciona as 12 melhores (são 12 parlamentares na cidade) e os alunos idealizadores participam de uma sessão na Câmara, com composição de presidente, mesa diretora, debates e votação das peças.

"Se bem explorado pelas escolas, o Parlamento pode ajudar em várias matérias, como o Português, com a formulação da redação das leis", frisou Palacio.

Por Beto Silva - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.