NOTÍCIA ANTERIOR
Tarifa de ônibus de 5 cidades fica mais barata neste sábado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Teto da aposentadoria deve chegar a R$ 4 mil em 2014
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/06/2013 | Economia
Estudantes auxiliam micro e pequenas empresas a inovar
Estudantes auxiliam micro e pequenas empresas a inovar Para anderson luiz Herrera, inovação pode também significar explorar a marca. Foto: Adonis Guerra
Para anderson luiz Herrera, inovação pode também significar explorar a marca. Foto: Adonis Guerra
Programa do Sebrae atende 305 empresas da Região e a meta é chegar a 750 até o final deste ano

Em busca de inovação em micro e pequenas empresas, 24 estudantes bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) auxiliam o empresário do ABCD a planejar e adotar práticas eficientes em suas atividades.

Trata-se do ALI (Agente Local de Inovação), progrma para incentivar a aproximação das empresas com agentes capazes de trazer soluções de melhoria de gestão, competitividade empresarial e disseminar a inovação. O ALI é uma parceria do Sebrae-SP, Sebrae Nacional e o CNPq.

Atualmente, 305 indústrias participam do programa e a expectativa é alcançar 750 adesões até o final do ano.

“Este é um programa gratuito que visa a desmitificar a impressão de que inovação é acessível apenas para grandes empresas e depende de tecnologia de ponta. Todos podem ter acesso a esse desenvolvimento”, afirma o administrador do programa, Gustavo Schiavone.

O administrador explica que os bolsistas do CNPq possuem formação específica para monitorar e atuar junto às empresas. O acompanhamento na Região começu em outubro de 2012.

Os agentes traçam um plano de ação para o local, com foco em gestão e inovação. O ALI da Região já atua nas empresas dos setores metalmecânico, gráfica, alimentação, panificação, confecção química e ferramentaria. Das 305 empresas, 187 já estão com o primeiro plano de ação em elaboração e 118 estão em fase de diagnóstico.

A Together Confecções conta que o Sebrae sugeriu este acompanhamento por dois anos e que, com um levantamento de informações sobre a empresa, buscou as necessidades principais do local e definiu seis ações para serem desenvolvidas até setembro.

“Inovação não significa apenas comprar uma máquina moderna, mas também explorar a marca. A empresa completou sete anos e fizemos uma comemoração, com café da manhã para os funcionários e brinde para os clientes. Esta foi nossa primeira ação”, disse o proprietário da Together Confecções, Anderson Luiz Herrera.

Entre outros planos definidos estão a capacitação de um profissional da área para supervisionar as oficinas visando à melhoria da qualidade dos produtos, planejamento de cursos para os trabalhadores, implantação de um software de gestão para gerenciar a produção e a participação no Empretec, curso que reforça o gerenciamento da empresa.

“O ALI nos dá um suporte e acompanha nosso desenvolvimento, sempre sugerindo um novo objetivo. Queremos focar no aumento da produtividade com a garantia de qualidade, além de atender melhor os clientes existentes”, comenta Luiz Herrera.

Por Paola Cruvinel - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.