NOTÍCIA ANTERIOR
MEC autoriza a criação de 2.240 vagas em universidades federais
PRÓXIMA NOTÍCIA
Escola colaborativa pratica modelos novos de educação infantil e gestão
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/11/2014 | Educação
Estudante sabatista do Pará diz que não poderá fazer prova do Enem
Jovem garante que marcou opção solicitando atendimento especial.

Inep descarta erro no processamento da inscrição de paraense.


O estudante Kilner Pedrosa se preparou durante o ano para realizar o Enem neste sábado (8) e domingo (9), mas pode ficar sem fazer a prova: ele é adventista e diz que, embora tenha marcado a opção "sabatista" na inscrição, seu cartão informava que o atendimento especial não havia sido solicitado.

"Eu tenho plena certeza que marquei como sabatista. Eu tive este cuidado. Já fiz Enem outras vezes, sei como é", disse o jovem de 18 anos que mora em Altamira, no sudeste do Pará.

Após o susto, o rapaz tenta resolver a situação com a organização do exame. "Eu mandei mensagem para o Inep, para ver o que eles podem fazer. Todos os sabatistas da cidade estão fazendo prova no colégio adventista, mas meu local de prova é outro. Como no Enem a quantidade de alunos por sala é certa, para resolver o problema eles teriam que fazer a troca com um não-sabatista que faça prova lá", explica.

Segundo o Inep, não há registro da opção sabatista na inscrição do aluno. O instituto também gratante que não houve erro no sistema durante o processamento da inscrição do jovem paraense, e que quaiser problemas com o cartão de inscrição devem ser informados pelo telefone 0800 616161.

Sabatistas
Candidatos que seguem religiões que guardam os sábados, como o judaismo e o adventismo, precisam infromar no momento da inscrição que irão precisar de atendimento especial. Eles chegam aos locais de prova no mesmo horário dos outros alunos (13h do horário de Brasília) e ficam em confinamento até o por do sol, quando começam a fazer o exame. Sem este tratamendo diferenciado, o sabatista violaria um dogma religioso.

É por isso que Kilner acredita que o sonho de cursar engenharia ambiental pode ser adiado, caso ele não consiga resolver a situação com o Inep. "Vou ter que deixar para outro ano. Eu me preparei, estudei e fiquei muito decepcionado, mas não tem a menor chance de fazer esta prova no sábado", lamenta o jovem.

Por G1, PA
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.